Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tema da Semana Farroupilha deste ano tem fortes ligações com região de Ijuí

O tema “Tropeirismo”, que norteia a Semana Farroupilha deste ano, tem muita ligação com a região de Ijuí. Durante entrevista hoje pela ...



O tema “Tropeirismo”, que norteia a Semana Farroupilha deste ano, tem muita ligação com a região de Ijuí. Durante entrevista hoje pela manhã na Rádio Progresso, o coordenador da 9ª Região Tradicionalista, Jorge Malheiros, ressaltou que a região ijuiense teve grandes tropeadas, com rota de passagem dos tropeiros. Isso ocorreu, por exemplo, com uso de mulas, equinos e boiadas.

Cada CTG ou entidade tradicionalista que compõem a Semana Farroupilha, em Ijuí, vai desenvolver um sub-tema do Tropeirismo durante a programação, especialmente no desfile de 20 de Setembro, na rua Benjamin Constant.

O Grupo de Folclore Chaleira Preta tem como sub-tema “Tropeirismo Missioneiro – Primeiro Ciclo das Missões”. Já o Grupo Folclorico Fogo de Chão atua com a temática “Tropeirismo Missioneiro – Segundo Ciclo das Missões”.

O CTG Avô Maragato trabalha com “Ciclo do Muar”; o CTG Laureano Medeiros com temática “Os Cinco Grandes Caminhos”; e o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco, sobre usos e costumes do tropeiro. O Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro tem como sub-tema “Tipos de Tropas”; o CTG Querência Xucra temática sobre “A Comitiva”; CTG Velho Vargas referente ao tropeirismo regional; e o CTG Farroupilha de Ijuí desenvolve assunto sobre os 75 anos da própria entidade.

A Semana Farroupilha, em Ijuí, vai ser aberta às 18 horas de hoje na Praça da República. Na ocasião, haverá chegada da chama crioula que está no CTG Farroupilha e distribuição para as entidades tradicionalistas.

O protocolo de apresentação do evento desta quinta-feira, na praça central ijuiense, vai ser feito por Gilmar Feltraco e Viviane Silva. A entrega da chama crioula, oriunda do CTG Farroupilha, vai ocorrer por parte de Marcelo Von Groll.

Já o acendimento da chama crioula no candeeiro existente na Praça da República acontecerá através de Gilberto Franco. Villi Gottschefski vai distribuir a chama crioula para as entidades tradicionalistas ijuienses. A alocução cívica de abertura da Semana Farroupilha em Ijuí vai ocorre por parte de Elenir de Fátima Dill Winck, vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

 O tradicionalista homenageado é Neri Santana. Por outro lado, as entidades tradicionalistas ijuienses se revezarão na guarda da chama crioula na Praça da República. De hoje, até às 7 horas de amanhã, a responsabilidade é do Grupo de Folclore Chaleira Preta.

Das 7 às 15 horas de amanhã a guarda da chama crioula vai ficar por conta do CTG Querência Xucra; e das 15 horas de amanhã às 7 horas de sábado, através do CTG Avô Maragato. Hoje à noite, os CTGs e demais entidades ijuienses servirão jantar típico gaúcho.


Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
Para ver a publicação original e outras matérias, clique aqui.

Nenhum comentário