Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Shana Müller: Bons lançamentos do mês dos gaúchos e das gaúchas

Disco 'Cancioneiro à Moda Antiga', Lisandro Amaral (Foto: Reprodução) Por Shana Müller, RBS TV A gauchada segue produzindo...


Disco 'Cancioneiro à Moda Antiga', Lisandro Amaral (Foto: Reprodução)

Por Shana Müller, RBS TV

A gauchada segue produzindo bons trabalhos para o sempre efervescente mercado da música regional gaúcha. E, já que estamos em setembro, mês que nossa vontade de olhar ainda mais para as coisas do nosso lugar fica evidenciada, segue abaixo algumas dicas de discos que recebi e recomendo a audição para vocês. Está feita a trilha sonora dos Festejos Farroupilhas!
Lisandro Amaral (foto acima)

Lisandro Amaral esteve com a gente há poucos dias no Galpão Crioulo na Expointer. Ele lançou seu "Cancioneiro à Moda Antiga", uma homenagem ao seu primeiro disco, chamado "À Moda Antiga", que o lançou no cenário regional. O trabalho desse cantautor de Bagé retrata com propriedade o trabalho e a gente do campo e da fronteira gaúcha, e conta com a participação mais do que especial do violão de Lúcio Yanel.

"Sempre quis ser domador e me acordei cancioneiro deste chão à moda antiga", diz o artista que interpreta no disco, além de suas próprias canções, compositores como Juliano Gomes, Sérgio Carvalho pereira, Cristian Camargo, Pedro Ortaça Guilherme Collares, Edilberto Bérgamo, Zulmar Benitez, Apparicio Silva Rillo e Renato Fagundes. Disco daqueles para cevar um mate, sentar e escutar.
Marcelo Oliveira




Disco 'Moço Domero e Moça Bonita', Marcelo Oliveira (Foto: Reprodução)


Com seu "Moço Domero e Moça Bonita", Marcelo Oliveira faz um baita registro das canções campeiras e românticas que interpretou nos festivais de música do RS. Cantor de voz forte, firmou-se na música regional como intérprete vencendo vários eventos do gênero. Marcelo transita muito bem nessa temática e nos mostra que podem, sim, os gaúchos cantarem o amor.

O destaque vai para a canção-título, letra de Rogerio Villagran e melodia de Cristian Camargo, que narra uma história de amor ambientada no campo. A capa do disco, com um dos filhos do Marcelo e a filha do compadre Quinto Oliveira, garantem a beleza e a delicadeza do projeto gráfico.
Trio Rédea Solta



Disco 'Efrata', do Trio Rédea Solta (Foto: Divulgação / RBSTV)


O Trio Rédea Solta gravou o Galpão Crioulo há alguns anos, em Santa Catarina. Aliás, os guris são de lá e nos contaram agora, há alguns dias, que aquela foi a primeira vez que estiveram juntos no palco, como grupo. Arthur Boscato, Felipe Silveira e Rafael Vieira afirmam fazer um som regional conectado com o agora. E é bem assim mesmo. Foi o que vi e ouvi quando estiveram conosco e na audição que fiz do disco "Efrata", seu mais recente lançamento, segundo disco da carreira.

Jovens e com uma trajetória ainda recente, os guris já mostraram a que vieram. Mesclando influências claras da música brasileira na harmonia e composição, trazem as temáticas regionais com roupagem melódica e de arranjos para serem apreciadas e entendidas em qualquer lugar do mundo. Não à toa o disco figurou a lista dos 100 melhores álbuns da música brasileira em 2017 pelo Embrulhador.

O novo álbum conta com as participações de Luiz Carlos Borges, com quem em breve vão lançar um clipe da música "O Forasteiro", e de François Muileka. No site dos guris, dá para baixar gratuitamente o primeiro disco, chamado "Frutificando", e nas plataformas digitais o mais recente também já está disponível.

Eles têm um trabalho vocal impecável, melodioso (como diria meu pai) e meu destaque vai para a música "Faca".

Boa audição! Semana que vem tem mais!


Fonte: Galpão Crioulo, junto ao portal GShow

Nenhum comentário