Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Recanto Cultural promove a cultura e a tradição gaúcha a alunos de Taquara

Escola Alipio Sperb “A história do Tropeirismo e os 70 anos do Tradicionalismo unindo gerações para construir o amanhã”. Este foi o co...


Escola Alipio Sperb


“A história do Tropeirismo e os 70 anos do Tradicionalismo unindo gerações para construir o amanhã”. Este foi o contexto do Recanto Cultural de 2018, que reuniu, na manhã e tarde desta sexta-feira (14), centenas de estudantes de 16 escolas municipais de Taquara. O Recanto Cultural é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e integra a programação do 12º Festejos Farroupilhas do Paranhana com o objetivo de disseminar a cultura e a tradição gaúcha através do ensino-aprendizagem dos alunos em apresentações que referenciam a história do Rio Grande do Sul.

O evento contou com apresentações da APAE (título da apresentação: João de Barro – Homenagem a Paixão Cortes); da EMEF João Martins Nunes (Herança de Tropeiro); EMEF Dr. Alípio Alfredo Sperb (Contando a História das Gerações); EMEF Emílio Leichtveis (A história do tropeiro velho); EMEF Antônio Martins Rangel (Unindo Gerações) EMEF Rosa Elsa Mertins (A Tradição em dança e verso); Colégio Municipal Theóphilo Sauer (Tropeiro Velho); EMEF Luis Böes (Mãe Campeira); EMEI Alice Maciel (Marieta em Coração de Namorado).

Também apresentaram-se a EMEI Harda Liana Müller (Os Tropeiros da Harda na Salamanca do Jaraú); EMEI Tia Bete (Encontro com um Tropeiro); EMEI Vovó Arlete (Tio Mederico); EMEF Salzano da Cunha (Qualidade? Ser Gaúcho? Orgulho? Sorte? – Honra de Ser Gaúcho); EMEF Rudi Lindenmeyer (Herança… de alma… de coração!); EMEF Getúlio Vargas (Danças da nossa Cultura Gaúcha) e EMEF Nereu Wilhelms (A vida de Tropeiros).

Em nome dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, o presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, Jordâne Gossler, disse ser motivo de alegria receber as crianças e poder contar com a parceria da rede municipal. “Este momento é sagrado para os festejos, pois sem as crianças, sem a juventude, não teríamos como repercutir a nossa história”, destacou Gossler. “As escolas também sentem-se orgulhosas de estar aqui, apresentando o tradicionalismo que é tão importante, incentivando sempre os nossos alunos a vivenciarem a tradição gaúcha que é reconhecida pelo mundo todo”, destaca o secretário de Educação, Antonio Edmar Teixeira de Holanda.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Guido Mário Prass Filho, lembrou do início dos Festejos Farroupilhas, em Taquara, quando era vice-prefeito do Município. “O povo gaúcho é um povo de brio, de luta, de exemplo a todo Brasil, vocês alunos e professores são os que levam e levarão esta cultura adiante às novas gerações”, salientou. “Este é o futuro do nosso tradicionalismo”, afirmou o patrão do CTG O Fogão Gaúcho, Auro Sander, durante as apresentações dos estudantes, ressaltando que é sempre uma emoção receber as crianças e assistir as apresentações promovidas com tamanha dedicação e comprometimento, tanto dos alunos, como dos professores. Os momentos foram prestigiados também pelos vereadores Monica Facio e Daniel Laerte Lahm Preto; pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Vivian Angeli; pelo presidente da APAE, Claudionir Rocho; representantes das escolas e familiares.

Fonte: Jornal Panorama
Para ver outras fotos na matéria original e outras publicações, clique aqui.

Nenhum comentário