Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Foto intriga cavalarianos de Santa Maria

Efeito de luz sobre bandeiras intriga tradicionalistas — Foto: Carlos Augusto Soares dos Santos Uma imagem registrada durante uma cav...



Efeito de luz sobre bandeiras intriga tradicionalistas — Foto: Carlos Augusto Soares dos Santos


Uma imagem registrada durante uma cavalgada de condução da Chama Crioula, entre Iraí e Santa Maria, intrigou o grupo Tropeiros do Coração do Rio Grande, da 13a Região Tradicionalista. A foto que sugere um efeito de luz sobre as bandeiras foi tirada na manhã do dia 28 de agosto, pouco depois da morte de Paixão Côrtes, em São Martinho da Serra, pelo tradicionalista Carlos Augusto Soares dos Santos. "Tivemos um pouso na Fazenda Santa Zelina. Entre 9h e 10h, eu vinha cavalgando na frente do grupo e tirando fotos, inclusive essa", conta Carlos.

Segundo ele, o efeito luminoso que aparece sobre as bandeiras só foi percebido horas depois, ao examinar as imagens do celular durante o almoço. "Foi nesse momento, quando a gente estava olhando as fotos, que a gente recebeu a notícia da morte do Paixão. Nós também tínhamos feito uma homenagem póstuma a dois companheiros de cavalgada, o Valderi Preto e o seu Adão dos Anjos", diz.

Dois especialistas examinaram a imagem, a nosso pedido, e confirmam que não houve montagem. Carlos Eduardo Becker, vice presidente do Grupo Peritos, diz que a imagem sofreu influência do próprio sistema de gravação do celular, que age no ato da captura. "As alterações podem ter sido provocadas por ações involuntárias", ou seja, sem intensão de quem tirou a foto.

Já Antônio Sobral, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Ulbra, em Canoas, entende que o efeito foi provocado pelo uso inadequado de um mecanismo chamado HRD, presente nas câmeras de celular, que altera a capacidade da lente em capturar a luz. "O HDR colocou luz nas áreas de sombra (perto das bandeiras), estourando essa luz e criando o efeito do halo luminoso", ele afirma. E garante: "não tem nada de sobrenatural".


Fonte: Repórter Farroupilha, junto ao portal G1

Nenhum comentário