Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Evento no Parque do Lago vai recepcionar Chama Crioula, em Guarapuava-PR

A recepção da Chama Crioula, no próximo domingo, 9, vai marcar o início de uma série de atividades de comemoração da Semana Farroupilh...



A recepção da Chama Crioula, no próximo domingo, 9, vai marcar o início de uma série de atividades de comemoração da Semana Farroupilha e do Dia do Gaúcho, em Guarapuava. Uma centelha da chama será trazida de Tapejara, no Rio Grande do Sul. No domingo, às 14 horas, uma cavalgada trará a Chama do parque de rodeios do CTG Fogo de Chão, às margens da PR 170, até o Parque do Lago. Rodas de chimarrão e apresentações artísticas vão recepcionar a Chama que permanece acessa até o encerramento das atividades.

“É o que realmente define a tradição Gaúcha é a chama crioula, porque é através dela que os demais eventos acontecem”, ressalta à reportagem da Rádio Cultura Daniela de Almeida Zorzetti, do CTG Fogo de Chão e uma das organizadoras das comemorações do dia do Gaúcho em Guarapuava.

As atividades de domingo serão um momento festivo, aberto para toda comunidade, não apenas para integrantes de CTGs. Durante a próxima semana, até o dia16 de setembro, serão várias atividades voltadas para comemoração da Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho.

Programação

A partir de segunda-feira (10) uma série de atividades estão programadas. A Ronda Crioula vai passar por cinco locais:

Dia 10, no Rancho do Taura.

Dia 11, no CTG Fogo de chão.

Dia 12, no CTG Chaleira Preta.

Dia 13, no Teatro Municipal.

Dia 14, no Rancho Amigo, na Pietrobon.

Chama Crioula

A chama Crioula é uma tradição da cultura Gaúcha, acessa desde 1947. Esse ano foi acessa no dia 10 de agosto, em Irai, no Rio Grande do Sul, e está se espalhando por diversas regiões do país, sobretudo do Sul. A Chama está presente em várias atividades da Semana Farroupilha e do Dia do Gaúcho, celebrado dia 20 de setembro. Em Guarapuava uma lei institui a data oficial de comemoração na cidade.

Essa tradição está diretamente relacionada com a revolução Farroupilha (1835-1945). Atualmente enaltece e reforça a música, dança, culinária, os trajes, a lida campeira, o cavalo, o chimarrão e vários outros aspectos da Gaúcha em diversas regiões do País.


Fonte: portal da Central Cultura de Comunicação

Nenhum comentário