CTG de Medianeira abre dia 13 a Semana Farroupilha



Oficialmente a programação começa no dia 13 e se estende até o dia 20 de Setembro, dia do Gaúcho a data que marca o início da Revolução Farroupilha (1835), cantada no Hino do Rio Grande do Sul: "Foi o 20 de Setembro, o precursor da Liberdade...".

Desde que a turma do Colégio Julio de Castilhos, liderados por Barbosa Lessa e Paixão Cortes fizeram a famosa cavalgada e iniciaram a história da "Chama Crioula", essa tradição se manteve acesa pelo Brasil afora. E até em outros países.

Com o objetivo de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização das coisas tradicionais do Rio Grande do Sul, através da história gaúcha, em 1947, um grupo de jovens do colégio manifestou o desejo de fazer, a cavalo, o acompanhamento dos restos mortais do General Farroupilha, David Canabarro, que era transladado ao Panteão Rio-grandense no cemitério da Santa Casa de Misericórdia. O ato ocorreu em 5 de setembro, com oito jovens a cavalo. Dois dias depois, três daqueles jovens, também a cavalo, retiraram uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, a meia noite do dia 7, acendendo o candeeiro crioulo que foi guardado no Colégio Julio de Castilhos, dando origem à Chama Crioula, que simboliza o apego do gaúcho à sua terra, o seu nativismo, seu telurismo. A Chama Crioula traz em si o reconhecimento pela história e pela trajetória social do gaúcho. Desde então, o acendimento e distribuição da chama crioula se repete anualmente.

O CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira vai receber a Chama Crioula no dia 8 (mesmo dia que terá Fandango com o Grupo Os Mirins).

Mas a programação já começa no dia 7 de Setembro, quando participa do Desfile Cívico da Independência do Brasil, com suas invernadas artísticas e a campeira.

Durante a semana, de 13 a 20 de Setembro, a programação está definida:

Dia 13 ? Abertura

Dia 14 ? Noite com Clubes de Serviço e Imprensa

Dia 15 ? Baile do ECC

Dia 16 ? Domingo com as Invernadas Artísticas

Dia 18 ? Tradicionalismo na Praça

Dia 20 ? Desafio do Carreteiro (Concurso) e Encerramento

Assessoria


Fonte: portal GuiaMedianeira

Marcadores: ,

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.