Chama Crioula é acesa em Içara-SC



Por Redação Engeplus

Reunir as “prendas” (mulheres) próximos ao fogo do churrasco com os guris. Esta foi uma das cenas vistas durante a abertura da Semana Farroupilha de Içara. No Piquete Sentinela da Tradição, no centro do município, os celebrantes da cultura gaúcha se reuniram para comemorar e, manter viva a tradição que tanto zelam.

De acordo com o patrão do piquete, Jauri Batista, este tipo de comemoração é uma oportunidade para repassar a cultura para as próximas gerações. “Seguimos vivendo essa paixão que é ser do Rio Grande do Sul e queremos que continue siga para os nossos filhos para que a tradição se mantenha viva”, comentou.

Reunidos no piquete, os participantes vestindo a moda gaúcha, se reuniram em torno do fogo, com a música gaúcha e alegria nos olhos. Na chegada da cavalgada, a Chama Crioula foi acesa, representando o início das comemorações.

O responsável pelo acendimento foi o coordenador do Departamento de Cultura da FMCE de Içara, Harlan Mello, que afirmou que esse tipo de celebração reforça o carinho com o povo gaúcho. “Manter viva uma história é cultiva-la ano a ano para que possa prosseguir para as demais gerações. Ficamos felizes que isso aconteça em nosso município”, disse.

As atividades da Semana Farroupilha de Içara seguem até o próximo dia 20. Nesta sexta-feira, acontece uma contação de histórias sobre o Rio Grande do Sul às 15h. No sábado, uma cavalgada no centro do município vai marcar o início das atividades no fim de semana.

Colaboração: Giovane Marcelino / Prefeitura Içara
Fonte: portal Engeplus

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.