Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Abertura da Semana Farroupilha tem performance de alunos da Apae

Foto: Lula Helfer Apresentação dos 12 casais de dançarinos no Parque de Eventos marcou a primeira tarde da Semana Farroupilha em Santa...


Foto: Lula Helfer

Apresentação dos 12 casais de dançarinos no Parque de Eventos marcou a primeira tarde da Semana Farroupilha em Santa Cruz
Ao som do Hino ao Rio Grande, de Paixão Côrtes, o Grupo Apaixone-se de Danças Gauchescas, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), abriu nessa quinta-feira a tarde de apresentações no Galpão Crioulo do Parque de Eventos. Por meio do Projeto Piazito, 180 crianças acompanharam a performance dos 12 casais de dançarinos que abrilhantaram a primeira tarde de atividades da Semana Farroupilha.

Durante a ronda crioula do CTG Laço Velho, que completava 37 anos na ocasião, os pequenos puderam vivenciar o tradicionalismo, além de participar de uma integração. De acordo com o patrão Claiton Pinheiro, o momento é uma oportunidade para que os grupos conheçam o funcionamento dos centros de tradição, além do trabalho realizado pela Apae. “Queremos mostrar esse exemplo de superação”, afirma.

Entre os espectadores, a vice-diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Vovô Albino, do Bairro Santa Vitória, Liliane Grasel da Silva, acompanhava, ao lado de outros professores, estagiários e monitores, os mais de 60 alunos da pré-escola e do maternal. “O espaço fora da sala de aula representa aprendizagem e novas vivências para eles, o que é muito importante”, acredita.

Assim também pensa a professora Rejane Breunig Müller, da Escola de Educação Infantil Baby. Após ficar um tempo sem participar da programação, em 2018 voltou ao parque, na companhia de 19 crianças, que contemplavam as atividades ocorridas desde a manhã. “Ao sair da rotina eles conhecem mais as tradições, como as danças gauchescas, e ainda têm a oportunidade de participar dessa integração.”

Reconhecimento no tablado

A apresentação do grupo de danças da Apae, dentro da ronda crioula do CTG Laço Velho, já é a quarta durante esta semana, conta a professora de Educação Física, Viviane Lopes. Os ensaios são realizados todas as quintas-feiras pelos 24 dançarinos de Herveiras, Vera Cruz, Passo do Sobrado e Santa Cruz.

Desde 2012, quando teve início, os integrantes, que têm entre 9 e 48 anos, se dedicam para mostrar ao público os benefícios da dança. “Eles emocionam, dançam com a alma e o coração. Expressam toda a pureza pela dança”, afirma Viviane, responsável pelo grupo.

Fonte: portal GAZ - a sua gazeta online

Nenhum comentário