I Tchêncontro Regional da Juventude Gaúcha em Farroupilha/RS



Aproveitando o tema do Tropeirismo, e em preparação para o Tchêncontro Estadual que será na cidade de Canoas, em Outubro, o pessoal da Serra decidiu fazer seu próprio Tchêncontro, buscando fomentar o encontro entre as Entidades, além de troca de ideias e conhecimento.

Confira abaixo:

Tema: TROPEIRISMO (Tema da Semana Farroupilha 2018);
Data: 26 de agosto de 2018;
Local: CTG ALDEIRA FARROUPILHA - FARROUPILHA
Objetivo: Resgatar e difundir a história do Tropeirismo, valorizando este que se fez essencial para a economia do Brasil, assim como o desenvolvimento do nosso estado.

“Tropeiro é o condutor de tropas de gado, de éguas, de mulas, ou de cargueiros. Pessoa que se ocupa em comprar ou vender de gado, de éguas ou de mulas. Peão que ajuda a conduzir a tropa, quem tem por profissão ajudar as tropas. O trabalho do tropeiro é um dos mais ásperos, pois, além das dificuldades normais da lida com o gado, é feito ao relento, dia e noite, com chuva, com geada, com minuano, com soalheiras inclementes, exigindo sempre dedicação integral de quem o realiza”. (IN: Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul: Zeno Cardoso Nunes / Rui Cardoso Nunes)

PROPOSTA:
- Que os jovens tradicionalistas conheçam e resgatem a trajetória dos tropeiros, valorizando o legado deixado pelos tropeiros.
- Resgatar a história dos tropeiros desde a sua origem, para conhecer, entender a sua importância e valorizar as pessoas que contribuíram de alguma forma com o Tropeirismo.

PÚBLICO ALVO:
- Prendas adultas, juvenis ou mirins, peões, guris, piás das Entidades que contemplam a 25ª Região Tradicionalista
- Simpatizantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho e comunidade; Tradicionalistas em geral.

DESENVOLVIMENTO:
O Departamento Jovem de cada entidade, juntamente com o Departamento Cultural, Prendas e Peões realizarão uma pesquisa sobre o tema apresentado, a qual deverá ser entregue por e-mail na data solicitada. Através das prendas e peões, organizarão uma apresentação cultural ou artística, de forma criativa, de acordo com o tema proposto. No início da apresentação, deverão apresentar um breve relato demonstrando o que foi pesquisado e justificando o que será apresentado. A ordem de apresentação será definida no dia do evento, através de sorteio.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Não haverá número mínimo ou máximo de participantes por Entidades.

TEMPO DE APRESENTAÇÃO: 10 minutos.

INSCRIÇÃO: ATÉ 20 DE AGOSTO DE 2018 – VIA E-MAIL cultural25rt@gmail.com

CONTEXTUALIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO: Deverá ser descrito o conteúdo da apresentação em forma de texto enviado por e-mail até o dia 23 de agosto de 2018.

PROGRAMAÇÃO:
13:30: Credenciamento
14:00: Abertura Oficial
14:30: Início das Atividades
17:00: Encerramento

PESQUISA:
- Pesquisar através de documentos, fotos, entrevistas, etc, a história dos tropeiros dentro da sua entidade e/ou região;
- Entrevistar pessoas que de alguma forma conhecem o tropeirismo, pessoas que contribuíram ou tiveram alguma participação nesta história;
- Organizar um pequeno relato, podendo ser acompanhado com fotografias, recortes de jornais, revistas e outros recursos que irão enriquecer o trabalho.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:
 - As Entidades Tradicionalistas deverão utilizar-se de criatividade para realizar a apresentação, a qual poderá ser em forma de encenação, vídeos, apresentação artística, número musical, etc.
- Todos participantes envolvidos deverão estar pilchados corretamente, permitidos trajes folclóricos no momento da representação.
- É responsabilidade das Entidades Tradicionalistas a montagem e desmontagem de acessórios de palco que serão utilizados em suas apresentações.

- A COMISSÃO AVALIADORA SERÁ COMPOSTA POR TRADICIONALISTAS DA 25ª REGIÃO.

PREMIAÇÃO:
- TROFEU AO 1º LUGAR
- CERTIFICADO AO 2º E 3º LUGAR
- SERÁ FORNECIDO CERTIFICADO REGIONAL A TODOS QUE PARTICIPAREM DAS APRESENTAÇÕES.

REALIZAÇÃO: Departamento Jovem e Departamento Cultural da 25ª Região Tradicionalista.

CONTATOS:
FRANCIELE DOS REIS DA COSTA – 54 99708.0767
LUCAS FELIPE PERUSSO – 54 99179.8929
MACIEL DE TONI – 54 99945.9218
VANDA CRISTINA BASSO – 54 98111.5360
MARINES DOS SANTOS PEREIRA – CTG ALDEIA FARROUPILHA – 54 99659.4815


Fonte: portal Estância Virtual
Para ver mais informações, clique aqui.

Marcadores: ,

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.