Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

GAN Anita e CTG Giuseppe se destacam no XXIV Festimirim

O município de Encantado obteve destaque, pela 24ª Região Tradicionalista, no XXIV Festimirim - Festival Tradicionalista Mirim, realiz...


O município de Encantado obteve destaque, pela 24ª Região Tradicionalista, no XXIV Festimirim - Festival Tradicionalista Mirim, realizado nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria, com a organização do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul.

Para o coordenador artístico do CTG Giuseppe Garibaldi, Jonas Calvin, a disputa na categoria danças tradicionais Força A foi bem acirrada. Logo no primeiro dia, os 26 dançarinos entre 10 e 14 anos, do CTG Giusepe Garibaldi, se classificaram em oitavo lugar na competição e passaram para a etapa final. Com o tema "Os filhos de Garibaldi", o grupo fez uma bela apresentação e conquistou a sexta colocação na classificação final.

Ao contrário do ano passado, quando participou pela primeira vez, este ano, o grupo mirim do CTG Giuseppe Garibaldi passou para a segunda etapa. Determinados, os dançarinos resolveram encarar o que chamam "Enart Mirim", com um trabalho árduo de muitos ensaios e pesquisas. "Enquanto entidade, temos em mãos uma questão social muito grande e, pensando nisso, resolvemos executar um projeto para contar a história das danças temáticas. Neste ano, foi realizada uma pesquisa sobre Giuseppe Garibaldi. Dentre os inúmeros filhos que ele teve, escolhemos focar em quatro: Rosa, Tereza, Riccioti e Menotti. A ideia era fomentar nas crianças o desejo de conhecer melhor a história do Giuseppe Garibaldi e, a partir deste viés, o grupo criou a árvore genealógica da família com os próprios integrantes do grupo", ressalta o coordenador artístico.

Picolé e sorvete

O Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi participou com 20 dançarinos, tendo como instrutor Daniel Dal Molin. Como tema, apresentaram coreografias sobre picolé e sorvete, onde mostraram os sabores da vida. Na classificatória, o GAN executou as danças tradicionalistas como o maçanico, tatu de castanholas e chimarrita balão. Na finalíssima, chote das duas damas, tatu com volta no meio e chote carreirinho. Este foi o terceiro ano consecutivo que o grupo participou do Festimirim, sendo que, nos dois últimos, passou para a final e, em 2018, conseguiu ficar entre os dez melhores.

Saiba Mais

Lajeado participou com dois casais do CTG Tropilha Farrapa, que se apresentaram na categoria de danças gaúchas de salão.

Danças tradicionais - Força A
6º lugar - CTG Giuseppe Garibaldi (Encantado)
10º lugar - GAN Anita Garibaldi (Encantado)

Danças gaúchas de salão
Giovanna Geroleti Dannemberg e Pedro Rossetti - CTG Tropilha Farrapa (Lajeado)
Valentina Nunes e Gabriel Henrique Hubner - CTG Tropilha Farrapa (Lajeado)

Declamação feminina
Yasmin Schwab - GAN Anita Garibaldi (Encantado)

Intérprete vocal feminino
Yasmin Schwab - GAN Anita Garibaldi (Encantado)
Giovanna Geroleti Dannemberg - CTG Tropilha Farrapa (Lajeado)


Fonte: portal do jornal O Informativo do Vale

Nenhum comentário