Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Fegadan acontece em outubro com o objetivo de valorizar danças tradicionais espontâneas

O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, nos dias 13 e 14 de outubro, mais uma edição do Fegadan – Festival Gaúcho de Danças. O even...



O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, nos dias 13 e 14 de outubro, mais uma edição do Fegadan – Festival Gaúcho de Danças. O evento terá como sede o Centro Olímpico Municipal, em Canoas, na 12ª Região Tradicionalista, realizado pela vice-presidência artística do MTG.

O Fegadan foi criado em 2015, tendo como principal objetivo a divulgação das danças tradicionais gaúchas que primam pela espontaneidade no bailar, baseando-se nas obras publicadas por João Carlos Paixão Côrtes e Luiz Carlos Barbosa Lessa. E foi sucesso desde a primeira edição, segundo o vice-presidente artístico, Rodrigo de Moura, valorizando esse estilo que é mais popular na serra gaúcha, mas que a cada ano mobiliza mais grupos em todo o Rio Grande do Sul.

Categorias
Os concursos são divididos em cinco categorias. A mirim prevê participantes até 13 anos; a juvenil, 17; a adulta, mínimo 15 anos de idade. Já a categoria veterana compreende participantes com no mínimo 30 anos de idade e a Xiru no mínimo 40. Segundo o regulamento, os concorrentes de categorias inferiores podem subir de categoria e competir com as categorias superiores, com exceção das categorias veterana e xiru, que deverão obedecer à idade mínima.

Modalidades
As modalidades do Fegadan são Danças tradicionais (mirim, juvenil, adulta, veterana e xiru) e Danças Birivas do Tropeirismo Gaúcho. Paralelamente aos concursos de cada categoria serão desenvolvidos os concursos de indumentária mais autêntica, musical mais autêntico e mais fiel aos temas apresentados e Melhor acampamento.

Premiações
O Fegadan concede troféu de 1º a 5º lugares para todas as categorias de dança. Com troféu serão agraciadas, de acordo com sua classificação, até o 3º lugar, as indumentárias mais autênticas utilizadas em cada modalidade e categoria. Serão agraciadas, com troféus, de acordo com sua classificação, até o 3º lugar, os musicais mais autênticos do evento, independente de categoria. As entidades acampadas estarão concorrendo ao troféu melhor acampamento. Os primeiros colocados de cada uma das categorias de danças tradicionais já estarão automaticamente classificados para a final do festival do ano seguinte. Será agraciado com troféu “FEGADAN”, de acordo com sua classificação, a entidade com maior pontuação entre todos os concursos realizados, valendo o 1º lugar, 10 pontos; 2º lugar, 8 pontos; 3º lugar, 5 pontos; 4º lugar, 3 pontos; 5º lugar, 2 pontos.
O troféu “FEGADAN” é um troféu rotativo, sendo que para uma entidade ficar com ele em definitivo deverá vencer três vezes consecutivas ou cinco vezes intercaladamente.

Fenart
Na modalidade Danças do Tropeirismo Gaúcho “Birivas”, os participantes classificados em primeiro lugar serão reconhecidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, estando classificados para representar o Rio Grande do Sul no Rodeio de Campeões e FENART (Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha).

Texto: Sandra Veroneze
Fonte: portal do Jornal Eco da Tradição

Nenhum comentário