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Confira o regulamento do 3º Rodeio Artístico do Planalto

Com o objetivo de valorizar a cultura gaúcha, fortalecendo as entidades tradicionalistas através de suas categorias de base, através da...



Com o objetivo de valorizar a cultura gaúcha, fortalecendo as entidades tradicionalistas através de suas categorias de base, através da missão da Rádio Planalto FM, “O Canal do Rio Grande”, emissora da Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo, foi lançado oficialmente na sexta-feira, tendo por local o CTG Dom Luís Felipe De Nadal, o 3º Rodeio Artístico do Planalto, que tem em sua organização as Rádios Planalto FM, Planalto News, Revista Somando On Line e Portal rdplanalto.com.

O evento contou com a participação de vereadores, lideranças locais, do Presidente da Passotur Diorges de Oliveira, da equipe da 7ª Região Tradicionalista, lideradas por Gilda Galeazzi, patrões de CTGs, instrutores de danças e da comunidade tradicionalista regional.

Na oratória, o Presidente da Passotur Diórges Oliveira disse da importância do evento para Passo Fundo e para o Parque de Rodeios. A Coordenadora da Sétima Região, Gilda Galeazzi, destacou a realização de um evento que consolide as categoria de base e o Diretor da Fundação Cultural Planalto, padre Darci Treviso, ressaltou a importância deste evento no contexto da missão da Fundação, enquanto sua finalidade de formar e informar a comunidade cristã regional.

Também foi oficializada a chegada da nova emissora: Planalto News, que em breve estará transmitindo no 92.1 de Frequência Modulada.

O 3º Rodeio Artístico do Planalto será realizado nos dias 07, 08 e 09 de setembro, no Parque de Rodeios da Roselândia, e terá mais de 25 mil reais em prêmios, para as danças tradicionais nas categorias pré, mirim, juvenil e veterana. Também terá modalidades individuais de intérprete vocal, declamação, chula e dança de salão. Mais de 30 mil pessoas são esperadas no Parque de Rodeios, que terá shows locais e estaduais em todas as noites.

Os agradecimentos especiais da Rádio Planalto FM a todos os presentes, ao CTG Dom Luís Felipe De Nadal e ao Grupo Fogo Gaúcho, que veio de Erechim para animar a festa.



REGULAMENTO ARTÍSTICO DO 3º RODEIO DO PLANALTO

(Danças Tradicionais e Modalidades Individuais)

A terceira edição do rodeio Artístico do Planalto ocorrerá nos dias 07, 08 e 09 de setembro de 2018, no parque de rodeios da Roselândia em Passo Fundo. Proporcionado às entidades tradicionalistas, a participarem com seus elencos de base, e individuais em várias categorias.
Essa iniciativa é das Rádios Planalto AM, FM e Revista Somando On Line, com apoio e organização da Sétima Região Tradicionalista.
INÍCIO DOS CONCURSOS DANÇAS TRADICIONAIS:
O início dos Concursos será no sábado dia 8, às 09h00min, com a categoria Pré-Mirim, logo após segue com a categoria Veterano.
No domingo dia 09, o início do concurso será às 08h00min com a categoria Mirim, logo após segue com a categoria Juvenil.
1- DAS CATEGORIAS:
As categorias ficam assim divididas por idade, como segue:
I – Pré-Mirim - até nove (09) anos (não pode estar completando 10 anos no dia do evento).
II - Mirim - até treze (13) anos (não pode estar completando 14 anos no dia do evento).=
III - Juvenil - até dezessete (17) anos (não pode estar completando 18 anos no dia do evento).
IV - Veterano - mínimo de trinta (30) anos.=
2- Os concorrentes de categorias inferiores poderão subir de categoria e competir com as categorias superiores. O concorrente deverá optar por uma única categoria para concorrer nas danças tradicionais. A comprovação da idade será feita mediante apresentação do Cartão Tradicionalista, sendo este obrigatório.
3- DAS DANÇAS:
3.1- CATEGORIA PRÉ-MIRIM: Os participantes nas categorias Pré-Mirim deverão juntamente com a ficha de inscrição relacionar as 3 (três) danças de livre escolha, que irão apresentar.
3.2- CATEGORIA VETERANO: Os participantes na categoria veterano deverão juntamente com a ficha de inscrição relacionar 4 (quatro) danças de livre escolha, para que no dia da apresentação efetue o sorteio de 1 (uma) dança, a qual que será descartada.
3.3 – CATEGORIA MIRIM: Os participantes na categoria Mirim deverão juntamente com a ficha de inscrição apresentar as 4 (quatro) danças de livre escolha, para que no dia da apresentação efetue o sorteio de 1 (uma) dança, a qual que será descartada.
3.4- CATEGORIA JUVENIL: Os participantes da categoria juvenil deverão juntamente com a ficha de inscrição apresentar 6 (seis) danças de livre escolha, para que no dia da apresentação sejam sorteadas 3 (três) danças, as quais devem ser apresentadas.
Obs. Todas as danças escolhidas devem ser dentre as 25 contidas no Regulamento Geral do MTG.
O sorteio das danças, ser feito 10 (dez) minutos antes da apresentação do grupo, ou assim que for solicitado o comparecimento na secretaria para realizar o sorteio. Para realizar o sorteio deve comparecer o instrutor, ficando a seu critério levar junto um casal de dançarino da categoria que vai dançar.
4- Serão permitidas as coreografias de entrada ou de saídas. Apenas uma das opções a ser executada. Cada grupo pode executar a coreografia de entrada e ou saída com número máximo 32 dançarinos no palco. A comissão reserva o direito de, no dia do evento, liberar ou não a execução das duas coreografias de entrada e saída, tal entendimento será comunicado no dia da apresentação.
5- Cada grupo vai dispor de no máximo 20 minutos para sua apresentação *(exceto se dentre as danças sejam executadas meia-canha, anu, pau de fitas ou roseira). Nesse caso ocorrerá um acréscimo de 5 (cinco) minutos, bem como o conjunto vocal terá 5 (cinco) minutos para a passagem do som. Esse tempo começa a contar a partir da liberação dos microfones.
§ 1º Somente será permitido a entrada do grupo no palco, no momento em que liberar a passagem de som, durante os 5 minutos da passagem de som os dançarinos poderão fazer a marcação de palco.
§ 2º Se o grupo possuir acessórios para coreografia de entrada ou saída, fica autorizado a colocar no palco os devidos acessórios no momento em que o coordenador de palco liberar, tão somente para este fim.
§ 3º caso o grupo ultrapasse o tempo limite descrito neste regulamento será efetuado o desconto conforme regulamento do MTG.
6- DAS MÚSICAS:
6.1- Os grupos poderão utilizar os seus conjuntos musicais, CD gravado pelo MTG ou da mesma forma CD gravado pelos seus grupos musicais; neste caso se faz necessário a apresentação de uma autorização por escrito e assinado por todos os componentes da gravação, liberando os seus direitos autorais, para utilização neste evento.
            § único, se não for apresentado à devida autorização assinada pelos componentes da gravação, não será permitida a apresentação do grupo utilizando esta gravação.
7- DAS INSCRIÇÕES DANÇAS TRADICIONAIS::
7.1- As inscrições deverão ser encaminhas por meio eletrônico através do e-mail: setimaregiao@hotmail.com. Regulamento e fichas de inscrições disponíveis no site da Rádio Planalto www.rdplanalto.com. As inscrições terão o início dia 07 de agosto de 2018, às 00h01min, e encerrando no dia 02 de setembro de 2018 ás 23h59min (prazo final).
08- A ordem de apresentação será por sorteio, o qual ocorrerá no dia 04 de setembro (terça-feira) transmitido ao vivo pela Rádio Planalto FM a partir das 18h. As inscrições serão limitadas; assim definidas: Pré-Mirim = 20 vagas, Mirim = 20 vagas, Juvenil = 20 vagas e Veterano 15 vagas. Poderá ocorrer alteração no número de vagas, conforme critério da Organização.
§ Único: caso a categoria Veterana não atingir o número de vagas oferecidas nesse regulamento, as vagas restantes serão preenchidas (oferecidas) à categoria Pré-Mirim, que dançarão no sábado. Da mesma forma, se a categoria Mirim ou Juvenil não atingir o número de vagas disponíveis, as vagas serão preenchidas (oferecidas) à categoria que possuir inscritos na suplência.
09- As 20 primeiras inscrições da categoria Pré-Mirim, Mirim e Juvenil automaticamente estão asseguradas as suas vagas, e as 15 primeiras inscrições da categoria Veterano também ficam asseguradas às vagas. Todas as entidades inscritas dentro das vagas oferecidas ficam apenas dependendo do sorteio para a ordem de sua apresentação. Poderá ocorrer alteração no número de vagas, conforme critério da Organização.
§ 1º Fica definido pela comissão organizadora de que as demais inscrições serão aceitas, porém, ficarão na suplência caso haja alguma desistência em ambas as categorias. Deve ser observado o prazo para as devidas desistências.
§ 2º os grupos inscritos que ficarão na suplência terão a sua vaga garantida caso haja alguma desistência, dos inscritos dentre as vagas existente, sendo neste caso, será utilizado para a classificação do concorrente a ocupar a vaga, a data e horário do recebimento de e-mail com a devida inscrição.
§ 3º Fica definido pela comissão organizadora de que o grupo que vier a desistir, deverá imediatamente comunicar a organização de sua desistência, através do e-mail deste regulamento no prazo de até as 00h00min, do dia 29 de agosto de 2018.
§ 4º Caso o grupo inscrito e sorteado para a apresentação entre as vagas existente, não comparecer no dia do evento. O mesmo automaticamente ficará fora da próxima edição do rodeio.
10- DAS OBRIGAÇÕES COMPLEMENTARES:
10.1 – Conforme aprovado em encontro de Patrões da 7º Região Tradicionalista dia 04 de junho de 2017, referente aos eventos artísticos promovidos na região, ficou assim aprovado e determinado para todas as entidades:
            As inscrições das invernadas artísticas, somente serão aceitas mediante um depósito na conta corrente dos organizadores no valor de 100,00 (cem reais) por categoria, a título de reserva da vaga.
            Para este evento a conta é: agência: 0917 conta: 41.061.006.0-8 banco Banrisul, em nome da Sétima Região Tradicionalista.
            § 1º O valor a ser depositado é de 100,00 (Cem reais) por cada categoria das Danças Tradicionais.
            § 2º O comprovante do depósito deve ser enviado juntamente com as fichas de inscrições.
            § 3º A entidade que fez a devida inscrição e os devidos depósitos e não comparecer ao evento, não terá direito ao ressarcimento dos valores depositados.
            § 4º A entidade que fez a inscrição e não comparecer ao evento, automaticamente fica impossibilitada de fazer a sua inscrição para a próxima edição, que o promotor vier a realizar.
§ 4º Fica assegurada a restituição dos valores depositados as entidades que participarem do evento, conforme regulamento.
§ 5º Somente serão devolvidos os valores à entidade participante, que realmente competir com os seus grupos no referido evento. A referida restituição é correspondente a cada categoria participante.
11- Demais artigos não constantes neste regulamento seguem o regulamento vigente do MTG-RS
 REGULAMENTO PARA OS INDIVIDUAIS:
Este regulamento tem por finalidade estabelecer regras e orientar os concorrentes individuais das entidades tradicionalistas, para participação no Segundo Rodeio Artístico do planalto, dias 08 e 09 de setembro de 2018.
12- REGULAMENTO DANÇAS DE SALÃO:
12.1 DO HORÁRIO:
O concurso individual Danças de Salão será realizado no sábado, dia 08 de setembro com início às 09h00min.
Sendo a ordem de apresentação iniciando pela categoria:
Juvenil, Mirim e Pré-mirim.
12.1- DAS VAGAS.
Será disponibilizado para este concurso um total de 2 (duas) vagas para cada entidade. Assim sendo: inscrever no máximo 2 (dois) pares por cada categoria. 2 (dois) Pré-Mirim, 2 (dois) Mirim e 2 (dois) Juvenil.
Obs: as vagas serão limitadas em: 20 casais por categoria ou 60 casais no total geral. Caso haja a possibilidade de abrir novas vagas, as entidades inscritas serão comunicadas. Porém o limite máximo será de 60 casais no geral.
12.2- As inscrições deverão ser encaminhadas para o e-mail setimaregiao@hotmail.com na inscrição deve constar: o nome da entidade que os dançarinos representarão, região tradicionalista, nome dos participantes, número do cartão tradicionalista, data de nascimento e número do CPF dos concorrentes.
 § 1º os pares inscritos para a participação do rodeio e que não comparecerem, no dia do evento ou não fizerem o cancelamento da inscrição, automaticamente estarão desclassificados para a próxima edição deste rodeio.
§ 2º após duas chamadas com intervalo entre uma apresentação e outra, o casal chamado e que não comparecer, automaticamente estará desclassificado.
12.3- A ordem de apresentação será por sorteio, o qual ocorrerá no dia 04 de setembro (segunda feira) transmitido ao vivo pela Rádio Planalto FM a partir das 18h, o referido sorteio será por categoria, conforme descrito acima neste regulamento.
12.4- Das Categorias que poderão participar:
I – Pré-Mirim - até nove (9) anos (não pode estar completando 10 anos (dez) no dia do evento).
II - Mirim - até treze (13) anos (não pode estar completando 14 anos (quatorze) no dia do evento).
III - Juvenil - até dezessete (17) anos (não pode estar completando 18 anos (dezoito) no dia do evento).
12.5- Das Danças Gaúchas de Salão:
As danças de salão para concursos são as seguintes: Xote, milonga, chamamé, rancheira, valsa, bugiu, polca, vaneira e vaneirão.
§1º - As músicas executadas serão com CD ou mídia eletrônica, sempre obedecendo aos ritmos típicos gauchescos, o tempo será controlado pela comissão julgadora.
§2º - As danças deverão ser apresentadas de acordo com os textos e obras editadas e/ou recomendadas pelo MTG.
CATEGORIA PRÉ-MIRIM:
Deverão apresentar 2 (duas) danças de livre escolha.
CATEGORIA MIRIM:
Deverão apresentar duas danças, sendo;
Como dança obrigatória uma do bloco 1, mais uma dança de livre escolha do bloco 2 ou 3.
CATEGORIA JUVENIL:
Conforme regulamento do ENART
DOS BLOCOS:
BLOCO1
Chote, Milonga
BLOCO2
Chamamé, Rancheira, Valsa
BLOCO3
Bugiu, Polca, Vaneira, Vaneirão
12.6- Referente a dança em coletivo na categoria juvenil, a comissão organizadora em conjunto com a comissão julgadora, poderá dispensar os concorrente de apresentação da mesma. Caso ocorra essa decisão os concorrentes serão avisados no dia do evento, caso contrário segue o regulamento normal para a categoria juvenil.
Obs: LER CLAUSULA 16 - DAS OBRIGAÇÕES COMPLEMENTARES
13- DECLAMAÇÃO
13.1 DO HORÁRIO:
O concurso individual de declamação, será realizado no sábado, dia 08 de setembro com início às 09h00min.
Sendo que a ordem de apresentação fica assim descrita:
Inicia com a categoria: Mirim, logo após, acontece para a categoria Juvenil.
13.2- No concurso de declamação, cada participante apresentará uma poesia de sua escolha, os concorrentes entregarão à Comissão Avaliadora 1 (uma) cópia datilografada do poema, sem a cópia do mesmo, não serão avaliados. O concorrente deve apresentar publicamente o nome de seus autores.
Serão aceita inscrição nas categorias peão e prenda:
Mirim até 13 anos, não pode estar completando 14 no dia do evento.
Juvenil até 17 anos, não pode estar completando 18 no dia do evento.
Obs: LER CLAUSULA 16 - DAS OBRIGAÇÕES COMPLEMENTARES
14- SOLISTA VOCAL:
14.1 DO HORÁRIO:
O concurso individual de solista vocal, será realizado no domingo, dia 09 de setembro com início as 09h00minh.
Sendo que ordem de apresentação fica assim descrita: Inicia com a categoria Juvenil e logo após a Mirim.
14.2- No concurso de solista vocal, cada participante interpretará uma música de sua escolha. Os concorrentes deverão apresentar uma cópia da letra à Comissão Avaliadora, com o nome de seus autores, que deverá ser anunciado publicamente, sob pena de desconto no quesito fidelidade a letra. Parágrafo único - Cada solista disporá de 5 (cinco) minutos para sua apresentação, contados a partir da liberação dos microfones, perdendo 1 (um) ponto para cada 30 (trinta) segundos ultrapassados. No concurso, o solista vocal não poderá receber apoio vocal, em nenhum momento de sua apresentação.
Serão aceita inscrição nas categorias peão e prenda:
Mirim até 13 anos, não pode estar completando 14 no dia do evento.
Juvenil até 17 anos, não pode estar completando 18 no dia do evento.
Obs: LER CLAUSULA 16 - DAS OBRIGAÇÕES COMPLEMENTARES
15- CONCURSOS DE CHULA – (regulamento MTG)
15.1 DO HORÁRIO:
O concurso individual de chula, será realizado no domingo, dia 09 de setembro com início às 09h00minh.
Iniciando com a categoria: juvenil, logo após encerrando com a categoria mirim.
A cada participante serão atribuídos até 10 (dez) pontos por passo executado, observados os seguintes quesitos: criatividade até três pontos; dificuldade até três pontos; proximidade da lança até dois pontos; postura cênica/interpretação até um ponto; personalidade, características, introduções e contexto até um ponto.
§ 1º - Perderá a totalidade dos pontos do passo o participante que cometer as seguintes faltas:
a) repetir passo já apresentado por si ou por seu oponente;
b) executar passo com características de malambo;
c) ultrapassar 12 (doze) compassos musicais na execução do passo;
d) não concluir o passo.
e) utilizar acessórios estranhos à dança durante a apresentação como: objetos móveis, armas de qualquer natureza e instrumentos musicais;
f) Tocar na lança deslocando-a gravemente do lugar, de modo a perder a linha de desafio em relação ao oponente, ou lateralmente, se afastando do ponto inicial em que a lança se encontrava.
§ 2º - Perderá parte dos pontos do passo o participante que:
a) tocar na lança ................................................................. até 3 pontos;
b) executar passo com imperfeição ...................................... até 3 pontos;
c) perder o ritmo .................................................................. até 2 pontos;
d) executar passo caracterizado como variante de outro ...... até 1 ponto;
e) erro na execução da música .............................................. até 0,5 ponto;
f) erro na preparação ........................................................... até 0,5 ponto;
§ 3º -Caberá aos participantes a responsabilidade pelo acompanhamento musical.
§ 4º -Orienta-se evitar a execução de figuras com muito joelho e demais figuras de difícil execução que possam prejudicar a saúde do chuleador, da categoria mirim ou piazito. De acordo com profissionais da saúde, essas figuras levam a incidência de futuros problemas, tais como: rompimento dos ligamentos, tantos laterais como cruzado, deslocamento de patela, influencia no crescimento físico, pois como estão em fase crescimento isso afeta os líquidos e cartilagens que visam à proteção do impacto. “Como todos sabem, os joelhos carregam todo o peso corporal e ainda recebem o forte impacto de uma dança vigorosa como a chula”.
§ 5º -Preparação: sapatear no mínimo quatro (4) e no máximo dezesseis (16) compassos com a melodia da chula.
§ 6º -É livre ao chuleador, antes da preparação do primeiro e do último passo, efetuar breve saudação, por meio de verso ou de música da cultura gaúcha.
Chula:
1º) maior nota atribuída aos passos (soma de todos);
2º) menor número de toques na lança;
3º) menor desconto de passos imperfeitos;
4º) uso de esporas.
Mirim até 13 anos, não pode estar completando 14 no dia do evento.
Juvenil até 17 anos, não pode estar completando 18 no dia do evento.
Obs: LER CLAUSULA 16 - DAS OBRIGAÇÕES COMPLEMENTARES
16- DAS OBRIGAÇÕES COMPLEMENTARES
16.1- Conforme aprovado em encontro de Patrões da 7º Região Tradicionalista dia 04 de junho de 2017, referente aos eventos artísticos promovidos na região, ficou assim aprovado e determinado para todas as entidades:
            As inscrições dos individuais, somente serão aceitas mediante um depósito na conta corrente dos organizadores no valor de 50,00 (cinquenta reais) por categoria, a título de reserva da vaga.
            Para este evento a conta é: agência: 0917 conta: 41.061.006.0-8 banco Banrisul, em nome da Sétima Região Tradicionalista.
            § 1º O valor a ser depositado é de 50,00 (cinquenta reais) por individual de cada categoria, ou seja os 50,00 (cinquenta reais) dá direito a participar em uma modalidade. No caso da danças gaúchas de salão o depósito também é de 50,00(cinquenta reais[L1] )  valendo para o casal.
§ 2º Se o concorrente deseja participar em outras modalidades o mesmo deve efetuar o depósito referente a cada uma delas.
            § 2º O comprovante do depósito deve ser enviado juntamente com a ficha de inscrição.
            § 3º A entidade ou individual que fez a devida inscrição e os devidos depósitos, e  não comparecendo ao evento, não terá direito ao ressarcimento dos valores depositados.
            § 4º A entidade que fez a inscrição do individual e o mesmo não comparecer, automaticamente fica impossibilitado de fazer a sua inscrição para a próxima edição do evento que o promotor vier a realizar.
§ 4º Fica assegurada a todos individuais que participarem do evento, a devida restituição dos valores que foram depositados a título de assegurar a vaga.
§ 5º Somente serão devolvidos os valores ao concorrente individual, que realmente participar e competir no referido evento.
17-DA ENTREGA DOS PRÊMIOS:
A entrega da premiação de todas as modalidades ocorrerá no domingo dia 09 de setembro.
Os prêmios e troféus somente serão entregues ao patrão ou representante da entidade devidamente pilchado. A retirada da premiação em espécie somente será entregue ao patrão, capataz ou diretor artístico da entidade devidamente identificado, e com documentação pessoal. (RG ou Habilitação)
Ocorrendo qualquer alteração na entrega da premiação, os participantes serão comunicados.
Para a modalidade de Danças Tradicionais, haverá o TROFÉU ROTATIVO DO RODEIO ARTÍSTICO DO PLANALTO. Este será entregue pela Organização, devendo ser devolvido no ano subsequente, até o mês de Agosto, impreterivelmente. Sua não devolução implicará na impossibilidade de a entidade ganhadora não poder mais participar do evento, assim como ser denunciada à sua Região tradicionalista.
O TROFÉU ROTATIVO DO RODEIO ARTÍSTICO DO PLANALTO ficará de posse definitiva quem for campeã por três vezes consecutivas ou em cinco alternadas.
18- DISPOSITIVOS GERAIS:
Qualquer alteração neste regulamento é exclusiva da comissão organizadora, da mesma forma fica assegurada aos interessados, qualquer mudança neste regulamento, Caso haja alteração será pelos meios de comunicação e internet.
19 – Fica assegurada aos promotores do evento a antecipação nas apresentações, caso aja necessidade.
20- As inscrições recebidas serão todas consideradas por data e hora de seu recebimento.
21- Qualquer alteração na ordem de apresentação somente pode ser feita entre as entidades em comum acordo, e essa alteração deve ser comunicada na secretaria geral do evento com antecedência de no mínimo 1 (hora) antes da apresentação.
22- Demais clausulas do regulamento que não constam neste, fica estabelecido à aplicação do regulamento artístico do MTG-RS.

Passo Fundo, 28 de junho de 2018.

Informações:
www.rdplanalto.com
www.7rt.com.br / Fone: 54-3313-3606
Luiz: 54-99998-1981


Fonte: Rádio Planalto FM 105.9

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