Chama Crioula chega à Cachoeirinha


Ronda Crioula e Rodeio Artístico

A 32ª edição da Ronda Crioula de Cachoeirinha e o 2º Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas acontecem de 13 a 23 de setembro no parque de eventos do CTG Rancho da Saudade, na Avenida Frederico Ritter. O Rodeio será nos dias 22 e 23 e contará com concurso de danças de salão, declamação, chula, intérprete vocal e truco. A Ronda acontece de 13 a 21 de setembro, com a presença dos piquetes, ciranda escolar, exposição Traços Gaúchos, bailes diários e concursos culturais. “Cachoeirinha novamente se organiza para receber um grande público nestes dois eventos que já se tornaram uma marca para a cidade”, lembrou o prefeito Miki Breier.

A secretária municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sônia Rejane, lembra que a programação terá a participação de quatro CTGs: Rancho da saudade, Sinuelo da Amizade, Roda de Carreta e Guapos da Amizade. “Este é um momento de integração da nossa comunidade e de celebração da cultura. Tenho certeza de que, com a equipe que formamos e quem vem trabalhando com dedicação e empenho, a Ronda e o Rodeio serão um grande sucesso”, destaca.

PATRONA

Este ano a Ronda Crioula terá a liderança de uma mulher: Maria Celene Rocha. A cavalariana, que mora em Cachoeirinha há mais de 35 anos, é membro da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e, por 10 anos, da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, sendo a primeira mulher a receber o título de Cavaleira Rio-Grandense.

Já percorreu mais de 22 mil Km em cavalgadas, inclusive, indo até Brasília a cavalo. Há mais de 15 anos, Maria Celene participa da busca da Chama Crioula, onde já foi até para o Uruguai, sempre no lombo do “pingo”, como ela diz. Ela também faz parte, há 20 anos, do Instituto Anita Garibaldi, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que busca divulgar a vida da “heroína de dois mundos”.


Fonte: portal O Repórter - Cachoeirinha
Para ver a publicação original e outras publicações, clique aqui.

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.