Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Grupo Artístico BatuKatu busca novos integrantes

Grupo Artístico Batukatu busca novos integrantes. Foto: Fabrício Simões Grupo Artístico BatuKatu busca novos integrantes e oferece La...


Grupo Artístico Batukatu busca novos integrantes. Foto: Fabrício Simões

Grupo Artístico BatuKatu busca novos integrantes e oferece Laboratório Intensivo de Performance em Música Corporal

Encontros oferecem a oportunidade de vivenciar a metodologia e a proposta artística do grupo


O Grupo Artistico do BatuKatu, Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal RS está ofertando um laboratório intensivo de performance em música corporal com base nas vivências e criações do Grupo. Além de instruir os participantes em técnicas de canto, percussão corporal e vocal, improvisação e composição, o laboratório tem como finalidade selecionar novos integrantes para atuar junto ao Grupo Artistico do Batukatu em futuras apresentações.

Os encontros serão realizados na Escola Técnica Estadual Parobé (Av. Loureiro da Silva, 945) e na Casinha Kaponto (R. Olavo Bilac, 714), nas noites de segunda a sexta-feira (de 23 a 27) e também durante a manhã e tarde de sábado (28), culminando no domingo à tarde (29) com uma participação especial no 1° Encontrão do BatuKatu de 2018, evento aberto ao público realizado na Redenção.

Obs.: Em caso de chuva, o encerramento do Laboratório será realizado na Casinha Kaponto.

Sobre o Núcleo BatuKatu:

Iniciativa inédita no Estado, o Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal - RS, batizado "BatuKatu", é um projeto que visa a difundir e oportunizar a pesquisa e a prática desta modalidade de expressão musical por meio de encontros regulares e diversas ações de fomento e formação, tais como vivências, oficinas, seminários, festivais, projetos pedagógicos e de pesquisa. Fruto de uma idéia acalentada durante sete anos pela musicista e educadora Elinka Matusiak, o Núcleo tornou-se realidade em outubro de 2010, graças ao apoio da Escola Técnica Estadual Parobé e de Fernando "Barba", fundador e diretor do grupo Barbatuques (SP), atual referência mundial no gênero. Desde então, também com apoio de outras instituições já promoveu mais de duzentos encontros de vivência e pesquisa envolvendo centenas de pessoas. Uma das propostas do núcleo gaúcho é oferecer a qualquer pessoa, de qualquer idade e qualquer disponibilidade física, a oportunidade de experimentar uma nova relação com a música, na qual o corpo e a musicalidade instintiva tem total liberdade para CRIAR e, naturalmente, SER a própria música que se sente/ouve/vê e faz. Priorizando o espontâneo, o lúdico e a simbiose entre diversas linguagens de expressão corporal, a prática da chamada "música corporal" transcende a reprodução de ritmos ou coreografias e, por meio de dinâmicas de improvisação e composição coletiva, conduz a uma experiência prazerosa e diferenciada a cada encontro. Maiores informações sobre o Núcleo: www.batukatu.com.br/p/batukatu-musica-corporal

Grupo Artístico BatuKatu

Dedicado exclusivamente a performance de música corporal, o Grupo Artístico BatuKatu nasceu em janeiro de 2015, sob a demanda do projeto BatuKatu OnTour estreado na capital paulista por Cristiano Morales, Elinka Matusiak, Gustavo Toreti e Juliana Sapper. Em 2016, já com novo integrante, Márcio Leonini, o Grupo formaliza a concepção de seu primeiro espectáculo, inicia parceria com Siomara Kronbauer (dir. cenica e preparação corporal) e grava o primeiro videoclipe. Desde então, tem realizado apresentações em eventos diversos e intervenções em parques/praças, além de atuar em ações do próprio Núcleo BatuKatu, em escolas e espaços públicos. Em julho de 2017 apresentou em Caxias do Sul o show "BarbatuKatucando" no Teatro do Centro Cultural Ordovás, com a participação de Andre Hosoi, do Barbatuques (SP), e em dezembro estreou o espetáculo "Baque Diferente" no Teatro do Sesc-RS, em Porto Alegre, fruto de quase 3 anos de intensa dedicação à criação e performance de música corporal. Em março, a convite do Sesc POA, o Grupo estreou a intervenção "Música-Mulher: Mosaico Sonoro Corporal", reapresentada em abril para a Virada Sustentável POA 2018.

www.batukatu.com.br

facebook.com/batuKatu

SERVIÇO

O quê? Laboratório BatuKatu de Performance em Música Corporal - Módulo Intensivo
Para quem? Interessados em atuar junto ao Grupo Artistico do BatuKatu
Quando? De 23 a 29 de julho de 2018
Onde? Casinha Kaponto (R. Olavo Bilac, 714) e Escola Parobé (Av Loureiro da Silva, 945)
Quanto? Contribuição consciente (doação espontânea, baseada no sistema de corresponsabilização financeira)
Inscrições e informações: performance@batukatu.com.br



Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)

Nenhum comentário