Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Do tradicionalismo para a vida - Por Nádia Strate

Hoje publico o texto de Nádia Strate, que foi 1ª Prenda da 24ª RT na gestão 2004/2005, e hoje é apresentadora do Jornal do Almoço, na R...



Hoje publico o texto de Nádia Strate, que foi 1ª Prenda da 24ª RT na gestão 2004/2005, e hoje é apresentadora do Jornal do Almoço, na RBS TV.

"A melhor lembrança que tenho foi do meu primeiro concurso de prendas. Tinha apenas 4 anos e resolvi me candidatar a Prenda Mirim do CTG Rincão das Coxilhas de Teutônia. Lembro bem que não sabia fazer nenhum tipo de artesanato, ai resolvi pintar um desenho, e também não tinha, por exemplo, habilidades para arrumar o cabelo, mas tinha vontade de aprender e de estar ali.

A paciência dos avaliadores também chamou a minha atenção, entre eles, estava a Joice Trentini, que na época era Prenda Regional da 24ª RT. Ela me ensinou a colocar a flor no cabelo e junto com a Elizabeth Wessel - que também era Prenda Regional, me ensinaram a fazer o ponto cruz.

Ao fim daquela etapa, acabei sendo eleita a Primeira Prenda Mirim do CTG e dali em diante, passei a me envolver cada vez mais com o movimento tradicionalista gaúcho e aos poucos a família toda passou a participar e compartilhar esse sentimento tão forte que é o amor pela tradição.

Percebo a influência do tradicionalismo gaúcho na minha vida até mesmo na minha profissão. Se hoje tenho coragem pra apresentar um jornal ao vivo na televisão é porque já encarava microfone e público com 5 anos na declamação.

Depois disso, a interpretação e até mesmo a memorização dos versos facilitam a minha rotina. Além disso, uma vez tradicionalista, sempre tradicionalista. O amor nunca muda, não acaba, mas a rotina do trabalho me impede de estar envolvida no meio hoje. O que ameniza a saudade é acompanhar o Enart e de lá, conseguir equilibrar a cobertura jornalística e o amor pela tradição gaúcha."


Para saber mais, ver fotos e acessar a publicação original, clique aqui.

Fonte: blog Cantinho Gaúcho, de Carolina Bouvie

Nenhum comentário