Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

A insubstituível (Eva Sopher)

Foto: Divulgação Ilustração: Rafael Sica Por mais de quatro décadas, cinco poderes se concentraram na Praça da Matriz: o executivo...

Foto: Divulgação

Ilustração: Rafael Sica

Por mais de quatro décadas, cinco poderes se concentraram na Praça da Matriz: o executivo, o legislativo, o judiciário, o religioso e o de dona Eva Sopher. Mais que os demais, dona Eva tinha o poder de realizar o possível e, como nenhum outro, o poder de alcançar o impossível.

Agora que ela não está mais na praça, sobram lá os poderes que tanto podem e que pouco fazem de relevante. Em contraste, a imensa lacuna de dona Eva na cultura gaúcha dá o que pensar, e eu penso o seguinte: estamos ralados.

Quero dizer: assim como o RS não estava preparado para a força motriz de dona Eva quando ela assumiu o Theatro São Pedro em 1975 (palmas pro Sinval Guazzelli, que a nomeou), o estado continua despreparado para a falta dela a partir de 2018.

Basta ler e reler os raros e fracos necrológios, mornos e repetitivos: todos insistem em citar o legado de dona Eva mas nenhum jornal quantificou nem qualificou esse legado, que é vasto.

Nos jornais, nenhum levantamento retrospectivo da saga que foi reconstruir o TSP. Nenhuma menção à concepção do estupendo projeto que é o Multipalco, nascido na mente empreendedora de dona Eva.

Usaram e usam a palavra legado apenas como resumo de todo o seu gigantesco empenho. Em vez de soar como homenagem, a mim sugere evidente preguiça editorial. Por conta da escassez de dados em torno das proezas administrativas de dona Eva e detalhamento do seu perfil dirigente, as novas gerações ficam sem saber das montanhas de obstáculos que ela teve de remover até reabrir o TSP e conseguir tirar do papel o Multipalco.

Também sintetizam a capacidade da dona Eva de captar recursos mas não enfatizam a surdez do empresariado aos seus apelos para a conclusão do Multipalco. De que adianta salientar sua habilidade em conduzir o projeto se não se dá destaque à inoperância do poder público? São incontáveis os inimigos e adversários do estilo de trabalho de dona Eva. Porque é evidente que todos os partidos vão disputar os cargos de confiança do TSP e do Multipalco para suas gulosas siglas.

Claro que o Theatro São Pedro e o Multipalco têm tudo para fazer vibrar as plateias futuras. Mas é bom que se lembre sempre: espetacular mesmo era a dona Eva Sopher.


Texto: Fraga
Fonte: portal ExtraClasse.org

Nenhum comentário