Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tradicionalistas organizam encontro nos Estados Unidos

Durante três dias, tradicionalistas que fazem parte de centros de tradições nos Estados Unidos estarão reunidos em Orlando, na Flórida...


Durante três dias, tradicionalistas que fazem parte de centros de tradições nos Estados Unidos estarão reunidos em Orlando, na Flórida. Haverá muita comida típica, palestras e shows nos dias 2, 3 e 4 de março. A chegada da Chama Crioula será uma atração à parte. Virá a cavalo, trazida de Francisco Beltrão (PR). O  candieiro será apagado antes do embarque no Brasil, e, depois, reaceso quando chegar ao destino. 

O encontro é organizado pela Federação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho. "Teremos famílias da Califórnia dirigindo 4 mil quilômetros de motor home para estar aqui. Nosso objetivo inicial é reunir 350 participantes, mas talvez chegaremos ao dobro disso", anima-se o presidente da federação Vandenir de Souza (na foto, em encontro tradicionalista na Califórnia), 55 anos, gaúcho de Santo Antônio da Patrulha. 

As atrações culturais e musicais do evento virão direto do Rio Grande do Sul: o cantor Joca Martins, quatro indicações na votação do melhores do ano da música gaúcha, Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana e os grupos  Matizes e  Arte Nativa (danças tradicionais). Também estarão lá o historiador e palestrante Rogério Bastos e Liliane Paippen, presidente da Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires. "Vamos ensinar a preparar o chimarrão de 11 segundos e fazer demonstração dos decorados (formato da erva na cuia). A expectativa é muito grande, pois sabemos do carinho que o gaúcho que sai do Rio Grande do Sul tem pelas coisas da tradição", diz Liliane. Durante os três dias, os participantes terão uma amostra, em terras americanas, do que são as nossas tradições: vai ter jogo de truco e  até vaca parada. E nós estaremos lá, acompanhando tudo de perto. Muito orgulho dessa gauchada.

Como diria o lema do CTG Rancho Rio Grande, da Califórnia, que estará representado no encontro, "always gaucho, no matter where" (sempre gaúcho, não importa onde). Mazaaaa!


por Giovani Grizotti
Fonte: blog do Repórter Farroupilha, junto ao portal G1

Nenhum comentário