Multipalco Theatro São Pedro levará o nome de Eva Sopher

Eva Sopher faleceu aos 94 anos e será velada nas dependências do Theatro São Pedro entre as 11h e as 18h desta quinta (8)

Está sendo encaminhada a proposta de denominar o Multipalco Theatro São Pedro com a inclusão do nome de Eva Sopher. A homenagem será consolidada em momento oportuno, após os atos fúnebres. A decisão colegiada entre Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), familiares e Governo do Estado atende aos anseios da comunidade cultural diante da reconhecida trajetória de ‘Dona Eva’ à frente da instituição.

A presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, que faleceu aos 94 anos, está sendo velada nas dependências do próprio teatro até às 18h desta quinta-feira (8). Ela estava internada no Hospital Moinhos de Vento e veio a óbito às 19h10min de ontem em decorrência de falência múltipla dos órgãos e parada cardiorrespiratória.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, decretou luto oficial de três dias. A iniciativa de designar para o Multipalco o nome de Eva Sopher já foi divulgada na manhã desta quinta-feira (8) pelo governador. Deve-se ao reconhecimento e a memória de Eva Sopher pelo legado de mais de 40 anos na reconstrução e preservação do Theatro São Pedro, com reconhecimento do povo gaúcho.

Conforme o presidente da AATSP, José Roberto Diniz de Moraes, a decisão vem ao encontro dos anseios de toda a comunidade cultural. “Não há outro nome que não seja o dela, que reconstruiu o Theatro São Pedro. O próprio conselho já acalentava esta ideia e agora é motivo de satisfação ver a proposição do Governo por meio da Secretaria da Cultura”, afirma.

Ainda ontem, em nome do Executivo, o secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, iniciou as tratativas, de forma conjunta, para formalizar o encaminhamento junto aos familiares, diretoria e Conselho da AATSP para que Dona Eva tenha seu nome como complemento do Multipalco. “É uma homenagem para eternizar o nome de Eva Sopher de forma definitiva ao Multipalco e ao Theatro São Pedro”, reforçou o secretário.


Fonte: portal da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS
Marcadores: ,

Postar um comentário

[facebook][blogger]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.