Livro - Curso de Tradicionalismo Gaúcho de Antônio Augusto Fagundes

FESTAS JUNINAS AO ESTILO GAÚCHO

No RS as festas de junho estão ligadas ao solstício de inverno e são quatro: Santo Antonio (13), São João (24), São Pedro e São Paulo (29).

Santo Antonio – em alguns municípios como Mostardas e Tavares, manifestam-se os Ternos. Acende-se uma fogueira no entardecer do dia 13, e a partir daí, realizando as costumeiras provas de amor, jogo de prendas e salto sobre as Brás.

São João – é a mais popular do Estado. As fogueiras devem ser acesas na tarde do dia 24. A comida é galinha frita, assada ou com arroz, a batata-doce, o pinhão, o amendoim, a pipoca, a cangica, os doces campeiros. Bebe-se cachaça, quentão, jacuba ou capilé. Explodem-se foguetes e bombas. Em São Borja, realiza-se anualmente a festa de São Joãozinho Batista. É realizada a mesa dos inocentes. Em São Borja e no interior de Sobradinho, ocorre o “caminhas sobre as brasas”. Acontecem os tradicionais leilões, pescaria, entre outros.

São Pedro – o santo guardião das chaves, porteiro do céu, é o padroeiro do RS. Raramente aparece o Terno desse santo.

As Fogueiras: A de Santo Antonio é quadrada, de São João é redonda e de São Pedro é triangular.
 

Contribuição: Caroline Scariot - 2ª Prenda do RS
Fonte: blog Cantinho Gaúcho, de Carolina Bouvie
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: