Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Questionamento sobre os Festivais Nativistas por Anderson Fonseca

Imagem: Divulgação Li, gostei e compartilho com os leitores do blog este instigante questionamento feito pelo grande declamador Ande...


Imagem: Divulgação


Li, gostei e compartilho com os leitores do blog este instigante questionamento feito pelo grande declamador Anderson Fonseca a respeito de divulgação de nossa música regional.


Festivais Nativistas...
Vou fazer um questionamento unicamente para fins de conhecimento próprio. Já adianto pra quem não me conhece que não sou músico, tampouco dependo de música para viver. Meu questionamento é o seguinte...
 Nosso artistas regionais ganham mais dinheiro como?
 Fazendo shows? Vendendo cds? Direitos autorais?
 Mais uma vez saliento que falo apenas dos artistas gaúchos.
 Faço essa pergunta pelo seguinte motivo...
 Existia um site que se chamava "música gaúcha pra download". Nunca conheci o proprietário deste site. Mas ele fazia um trabalho super importante (ao meu ver). Neste site haviam coletâneas esquecidas, discos que foram upados do vinil para mp3, cds de poesia que eu nem sabia que existiam (e olha que tenho um lote), mas principalmente trazia os cds de praticamente TODOS os festivais do estado. Por ali podíamos acompanhar as composições que figuravam nos festivais de todo o nosso território.
 Houve que, alguns artistas descontentes por suas obras terem sido divulgadas neste site, alegando assim, dificuldades em vender seus cds inéditos, se mobilizaram e o site foi fechado.
 E nisso consiste meu questionamento...
 Tirando talvez o Joca, o Marenco e o César e o Rogério que com certeza venderam muitos cds, não daria mais lucro para o artista que suas músicas fossem divulgadas em massa para que fossem mais pedidas nas rádios gerando assim direitos autorais e consequentemente vendendo mais shows?
 Sinto falta do site apenas pelos discos antigos e pelas músicas dos festivais que, pela distância e dificuldade de ir a cada cidade, nunca mais terei acesso.
 Uma lástima
Anderson Fonseca


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário