Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Patronos Espirituais do 66º Congresso Tradicionalista Gaúcho

Na 1ª sessão plenária do Congresso foram escolhidos os nomes de Darcy Pereira da Paixão, nosso querido Paixaozinho, Adelar Bertussi e ...


Na 1ª sessão plenária do Congresso foram escolhidos os nomes de Darcy Pereira da Paixão, nosso querido Paixaozinho, Adelar Bertussi e Raul Pereira Dias, o Tio Raul.

O porto-alegrense cel. Raul Pereira Dias desde cedo admirava os usos e costumes do povo rio-grandense. Talvez algum “gene” herdado de seu avô e de seu pai, tropeiros nos campos de Bagé (seu pai era natural de Aceguá). No MTG exerceu diversas funções e foi secretário geral em três gestões. Durante este período, além de todos os Congressos e Convenções, participou do Conselho Diretor do MTG. Participou, ainda, da atualização do Regulamento do FEGART, em Farroupilha e, por diversos anos, da montagem, organização e execução do festival. Raul e sua esposa, Lucí, também foram encarregados de diversos concursos de prendas, em nível de CTG, regional e estadual. Foi o criador do CONTREG, da 1ªRT. - Nome defendido pelo companheiro Benjamin Feltrim Neto.

Adelar Bertussi - Junto com seu irmão Honeyde, Adelar formou a dupla “Irmãos Bertussi” e fez sucesso na música gaúcha, na década de 1950.  O dueto de acordeom deu início à moda de baile com duas gaitas em vez de uma só. Sua carreira de músico contou com mais de 70 anos de vida profissional. Entre LPs e CDs, ficaram 50 discos gravados, viajou com shows por diferentes regiões do país. Hoje, Gilney, um dos filhos de Adelar, segue a tradição da família com o grupo Os Bertussi. Adelar realizou mais de seis mil apresentações entre bailes, shows e participações especiais no Brasil e exterior. Possuiu mais de 400 músicas gravadas incluindo folclóricas e regionais do sul, além de músicas populares brasileiras, internacionais e clássicos.

Darcy Pereira da Paixão - No mês de setembro/2017, no Eco 193, felizes anunciávamos a homenagem que Santa Maria fazia ao seu ilustre patrono, Darcy Paixão. Mas antes de completar seu patronato da semana farroupilha, “Paixãozinho” partiu. Dia 18 de setembro, aos 82 anos, sorridente e incentivador da juventude, “Seu Paixão” deu seu último adeus. Ele havia sido homenageado no Desfile de 20 de setembro, em 2011, pelo Departamento Tradicionalista Noel Guarany (UFSM), com o tema: “Ilustres Tradicionalistas Santa-marienses”. Foi Coordenador da 9ª Região Tradicionalista (com sede em Cruz Alta), em 1974/1975 e da 13ª RT (com sede em Santa Maria), em 1981/1982, bem como integrante da Junta Fiscal (1987/1988) e do Conselho Diretor do MTG (1991/1992). Publicou nas coletâneas da Associação Santa-mariense de Letras e participa das publicações da Academia Santa-mariense de Letras (ASL) e da Sociedade Partenon Literário (2ª fase), desde a fundação de ambos, onde Ocupa, desde 2006, a Cadeira n° 14 da Academia Santa-mariense de Letras (ASL), cujo Patrono é o escritor João Simões Lopes Neto.


Fonte: blog do Rogério Bastos

Nenhum comentário