Dicas do Doutor: Gastrite

 Por Mauro Giménez Olazar

Oi amigos. Nesta edição vamos saber um pouco mais sobre gastrite.  Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica).

A causa mais provável da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão. Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. 

Alguns fatores considerados de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver gastrite:

1 - Analgésicos: o uso excessivo de analgésicos prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago.
2 - Idade: quanto mais velha a pessoa for, mais chances de desenvolver gastrite ela tem, pois o revestimento do estômago tende a ficar mais flácido conforme os anos vão passando. Além disso, adultos mais velhos também têm mais chances de serem infectados por bactérias e vírus ou de desenvolver doenças autoimunes que causam danos à parede estomacal.
3 – Alcoolismo: o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas irrita o revestimento estomacal, o que eleva os danos causados pelos sucos gástricos produzidos pelo estômago para a digestão.
4 - Estresse: momentos de estresse também elevam os danos causados à parede do estômago.    
5 - Doenças autoimunes: quando as células de defesa atacam as células do próprio corpo, em vez de atacar e combater o organismo invasor, nós chamamos de uma doença autoimune. No caso da gastrite, os anticorpos atacam as células que compõem o revestimento do estômago. Geralmente, esse é um problema que acomete pessoas já com distúrbios autoimunes.
6 – HIV/AIDS.
7 - Uso de drogas: fazer uso de algumas drogas, como cocaína, também pode causar gastrite.

Sintomas de Gastrite: Indigestão, queimação e azia, náuseas, vômitos, perda de apetite, dores abdominais. Em caso de sangramento da parede do estômago: Fezes escuras, vômito de sangue ou material semelhante à borra do café. O diagnóstico se faz através de anamnese clínica e o exame complementar ideal é a Endoscopia Digestiva Alta. O tratamento deve ser orientado pelo médico e se faz com medicamentos e reeducação alimentar supervisionada por nutricionista.


Fonte: blog do Rogério Bastos
Marcadores:

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.