Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Retrospectiva Gaudéria 2017

TUDO QUE ACONTECEU DE MAIS IMPORTANTE NO MUNDO CULTURAL GAÚCHO     JANEIRO 04 - Falece o grande gaiteiro de botoneira e também exímio exe...

TUDO QUE ACONTECEU DE MAIS IMPORTANTE NO MUNDO CULTURAL GAÚCHO
 
 
JANEIRO

04 - Falece o grande gaiteiro de botoneira e também exímio executor de bandoneon Pedro Augusto de Carvalho Vieira. Tio Pedrinho, como era carinhosamente conhecido, era natural de Clemente Argolo,  distrito de Lagoa Vermelha.

13 - Morre, aos 91 anos, em face de uma parada cardíaca, o cantor argentino Horácio Guarany. O fato aconteceu na cidade em que residia, Luján.

13 a 15 - Ocorreu, no CTG Laço Velho de Bento Gonçalves,  o 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho. Neste evento foram preenchidos os nomes para compor o Conselho Diretor, Junta Fiscal, Departamento Jovem e os Coordenadores Regionais para a gestão do ano corrente da entidade. Nairo Callegaro, foi eleito para seu segundo mandato à frente do Movimento.

13 a 15 - Acontece a 35ª Gauderiada, festival nativista de Rosário do Sul. O primeiro lugar coube a música Princípio, com letra de Gujo Teixeira e Evair Gomes, melodia de Juliano Gomes e interpretação de Adriano Gomes e Ita Cunha.

19 - A 18ª edição da tradicional Cavalgada Cultural da Costa Doce, uma das mais bonitas e organizadas do Estado, teve início nesta data, indo até o dia 29. O movimento é organizado pelo grupo “Cavaleiros da Costa Doce” e o tema deste ano foi “Caminho Farroupilha no Rastro da História”. 
 
 
 18ª Cavalgada Cultural da Costa Doce
 
25 - Começa o maior evento campeiro e gastronômico da cidade de Lagoa Vermelha, ou seja, o Rodeio Crioulo Internacional e a Festa Nacional do Churrasco.
 
27 - Faleceu na madrugada do dia 27, o veterinário, músico e compositor Júlio Machado da Silva Filho, “Julinho”- Autor de “Guri”, um clássico do movimento nativista em parceria com seu irmão João Machado da Silva (também falecido), Júlio também venceu a primeira Califórnia da Canção Nativa, em parceria com Colmar Duarte, com a Música Reflexão - em 1971.

FEVEREIRO

01 - Com a matéria intitulada A DURA VIDA DOS CONJUNTOS DE BAILE NO RS, texto que traz a nossa marca, o Blog atingiu seu recorde de acessos nestes sete anos de existência com a marca de 3.391 visualizações em um dia. É uma satisfação para quem labuta arduamente e sem apoio em prol da cultura deste Estado.
 
06 - Faleceu na tarde de segunda-feira, dia 06 de fevereiro, Heraldo de Carvalho, mais conhecido como Xirú do Parque, assim chamado por sua dedicação e anos de trabalho cuidando do Parque da Harmonia, local do Acampamento Farroupilha.
 
Na verdade o envolvimento do Heraldo de Carvalho com este local tão apreciado pelos portoalegrenses, principalmente do mundo tradicionalista, vem desde a criação do Parque Marinha do Brasil quando, junto com o cantor Índio Sepé e o poeta Luis Menezes, foi chamado a fazer deste local um ambiente propício para a gauchada da capital. Foi deles, inclusive, a criação de uma cancha reta para corridas de cavalos, que hoje não existe mais.
 
07 - O tradicional rodeio de Caxias do Sul é cancelado. O CTG Campo dos Bugres anunciou nesta segunda-feira o cancelamento da 20ª edição do Rodeio Internacional, que ocorreria de 15 a 19 de março 2017. De acordo com o patrão Rubens Antônio Tisott, o principal motivo para não realizar o evento é o aluguel do parque da Festa da Uva. "A prefeitura disse que não vai ceder o espaço para a realização. Em 30 anos, o poder público sempre foi parceiro. Em outras administrações, eles auxiliavam também na infraestrutura, como as arquibancadas", compara Tisott. 
 
17 - Um dos acontecimentos mais importantes do calendário de eventos que resgatam e preservam o gauchismo no Rio Grande do Sul teve início no dia 17 de fevereiro, em Dunas Altas. Falamos da Cavalgada do Mar, agora em sua 33ª edição.

23 - Acontece em São Bento do Sul-SC o maior festival de Acordeon de Santa Catarina e um dos maiores do mundo. Nesta edição de 2017, acontecida no dia 23 de fevereiro, dois grandes gaiteiros gaúchos representaram o Rio Grande do Sul. O Mestre Albino Manique, uma legenda viva de nossa terra e um dos maiores gaiteiros da nova geração em nosso Estado, o polivalente Luciano Maia.

MARÇO

01 - No mês de março estivemos longe da querência (fisicamente). Demos um pulinho do outro lado do mundo, mais precisamente na Austrália, visitando a filharada. Por lá locamos uma van e fizemos de ponta a ponta aquele maravilhoso litoral continentino. Aonde andejamos levamos sempre, com muito orgulho, a bandeira do nosso Estado. Em respeito aos nossos leitores, mesmo distante dos pagos nosso blog teve postagens diárias com notícias atualizadas. É a modernidade dos dias de hoje. 
 
 
11 - Realizado com enorme sucesso o festival Esteio da Poesia Gaúcha, em sua 3ª edição, teve como grande vencedor o poema O Mistério das Palhas, de Carlos Omar Vilela Gomes e Bianca Bergmam (São Vicente do Sul) na voz de Romeu Weber (Osório) e o amadrinhamento de Geraldo Trindade (Porto Alegre).

15 - Sancionada a Lei nº 12.182/16, de autoria do ex-vereador Bernardino Vendruscolo, que mantém o nome do Acampamento Farroupilha. Portanto, a Lei nº 12.129/16, que alterava o nome para Acampamento Farroupilha Nico Fagundes foi revogada (tornada sem efeito).

16 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho, presidido por Nairo Callegaro, comemorou nesta semana mais uma vitória na Justiça, desta vez em ação movida pelo narrador de rodeios Eder Antonio de Azeredo. Azeredo pedia anulação das penalidades impostas por descumprir normas do Regimento Interno de Narradores, alegando decorrentes prejuízos em seu trabalho e pedia a anulação do artigo que estabelece a exclusividade dos membros do Departamento para narrarem somente rodeios realizados por entidades filiadas ao MTG.

20 - Nesta data obtemos a confirmação do cancelamento de mais um grande rodeio, por falta de apoio do poder público municipal. Trata-se do Rodeio Internacional de Osório, agora em sua 37ª edição, que aconteceria de 24 a 28 de maio.

22 - Acontece a 29ª Festa Campeira do RS, um evento promovido pelo MTG e que visa valorizar as atividades de campo do homem gaúcho. A grande festividade aconteceu em Rolante e teve como grande vencedora a 23ª Região Tradicionalista.

27 - Morreu neste dia, em Natal, Rio Grande do Norte, um dos últimos baluartes do tradicionalismo autêntico do nosso Estado. Falamos em Waldemar Alchieri, uma legenda, pioneiro nas cavalgadas, nas lojas de pilchas e na divulgação da nossa tradição.

 Waldemar Alchieri, um ícone da tradição
 
ABRIL

02 - O gauchinho Thomas Machado consagra-se como o grande vencedor do programa The Voice Kids.

05 - Falece Jeannette Ferreira Moraes, a Rainha do Acordeon que por muitos anos fez dupla com Nelson, consagrando-se nos programas de rádio de então. Era uma exímia executante deste instrumento pois desde os cinco anos estudava piano clássico no Colégio Santíssima Trindade, em Cruz Alta, sua terra natal. Aos 14 anos iniciou sua carreira profissional convidada a acompanhar nos shows o cantor Gildo de Freitas.

06 a 08 - O 29º Entrevero Cultural de Peões, organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, Prefeitura Municipal de São Sebastião do Caí e 15ª Região Tradicionalista, escolheu entre os dias 6 e 8 de abril sua nova gestão de Peões. Jhonathã Reis Leindecker, da Sociedade Gaúcha Lomba Grande (Novo Hamburgo), 30ª Região Tradicionalista é o novo Peão. Pedro Ernani Dornelles Lago, do CTG Tropilha Crioula (São Borja), 3ª Região Tradicionalista é o novo Guri e Saullo Guilherme dos Santos Dutra, do CTG Lila Alves (Pinheiro Machado), 21ª Região Tradicionalista, é o novo Piá.

08 a 09 - Ocorre o 5º CANTO CAMPEIRO da cidade de Viamão, festivalque acontece juntamente ao rodeio desta cidade. A vencedora foi a música Humildade, com Letra de Rômulo Chaves, melodia de Robledo Martins na interpretação de Robledo Martins e Cristiano Fantinel.

10 - Único museu público sobre a história do Rio Grande do Sul, o Julio de Castilhos se afirma como símbolo de decadência do patrimônio cultural gaúcho. Sem manutenção preventiva, tratado com desleixo por sucessivos governos, o museu mais antigo do Estado acabou interditado porque qualquer chuva inundava tudo. Virou um elefante branco combalido por paredes descascadas, piso escangalhado, infiltrações e problemas elétricos. A entrada exibe hoje um manequim de loja e uma faixa de plástico onde se lê "Brechó do Julio". Quem teve a ideia da lojinha foi a Associação dos amigos do Museu, que conta com 11 sócios bem intencionados atrás de recursos para trocar lâmpada, coisa que o Estado não faz.  - O brechó é uma forma de combater um descaso crônico e muito antigo - justifica o presidente da associação, Thiago Araújo.
 
 
16 - "Cataventos", composição com letra de Tadeu Martins e melodia de João Bosco Ayala Rodrigues e Lenin Nunez vence o festival da barranca, de São Borja.
 
23 - Neste domingo, dia 23, comemora-se o Dia de São Jorge, o Santo Guerreiro. Pela Zona Sul da cidade acontece mais uma edição (24ª)  da conhecida Cavalgada da Tala onde cerca de dois mil e quinhentos participantes sairão de Belém Novo até o Lami, no  templo de São Jorge que leva o nome da Cavalgada, num percurso de 16 km, tendo a frente um cavaleiro representando o Santo.
 
24 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho faz a frente em mais uma edição do #vempromate. A edição 2017 está marcada para o próximo dia 24 de abril (Dia do Chimarrão e do Churrasco) e o convite é para que já a partir de sábado, dia 22, os internautas começassem a formar uma grande roda de chimarrão virtual, postando na rede social de sua preferência uma foto sua mateando.
 
29 - Já era madrugada de domingo quando foi divulgado o resultado da 8ª Querência da Poesia Gaúcha, realizada em Caxias do Sul. O primeiro lugar coube ao poema Apelo de Vida e Campo, de Joseti Gomes.

MAIO

01 - No feriado de primeiro de maio dois memoriais da cultura e da história rio-grandense sofreram depredações. A estátua do escritor João Simões Lopes Neto, na praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas, foi alvo de pichação. Enquanto isso, em Porto Alegre, durante a madrugada, sem que ninguém percebesse, numa avenida movimentadíssima, foi roubada mais uma placa de bronze do Monumento Bento Gonçalves (obra de Antônio Caringi). Detalhe. A placa furtada (a segunda) pesa em torno de 150 quilos.


 06 - Pela primeira vez em sua história o tradicional Centro de Tradições Gaúchas Rodeio Serrano, de São Francisco de Paula, elege uma Patroa e uma diretoria composta somente por mulheres. 
 
 
 11 - Ao removerem o pilar com o busto do poeta Alceu Wamosy na Praça Barão do Rio Branco, em Uruguaiana - disposto no quadrante esquerdo do espaço público -, foram encontradas duas urnas contendo os restos mortais do simbolista e ainda uma condecoração e resíduos de uma de suas obras. No local está sendo implantado o phanteon com os bustos dos três principais poetas de Uruguaiana: Galba de Paiva, Gonçalves Vianna e do próprio Alceu Wamosy.  
 
20 - Quando adentrou nas dependências do CTG Laço da Querência na Zona Sul da capital, sábado a noite, a linda Liliane Pappen não conteve as lágrimas ao se ver rodeada de amigos e escutar o noivo Rogério Bastos cantando juntamente com Kayron Espindola e o conjunto Alma Gaudéria a versão gaúcha de "Aleluia". - Se mil anos eu viver, jamais esquecerei o que senti ontem... foi único, especial... Foi incrível! 

O Padre Valdir Antônio Formentini, amigo da família, foi o encarregado da cerimônia religiosa realizada a moda gaúcha utilizando o chimarrão, assunto que  a Liliane é mestra,  como símbolo de amor, diálogo, fidelidade e fé.


19 a 21 - Acontece a 10ª edição do Canto Missioneiro, tradicional festival nativista missioneiro da cidade de Santo Angelo e que teve como grande vencedora a composição Anjo na Praça, com letra de Cláudio Reinke e melodia de Jean Kirchoff, na interpretação do grupo Bah Q'Tri.
 
19 a 21 - A 32ª edição do Carijó, festival de Palmeira das Missões é realizada com muito sucesso saindo-se vencedora a composição O Antes e o Depois, letra de Rodrigo Bauer e música de Robledo Martins na interpretação de Leonardo Pain.  
 
27 - É realizada com enorme sucesso de público e de organização do MTG a 47ª Ciranda Cultural de Prendas. As três primeiras colocadas por categoria foram as seguintes:
 
1ª Prenda Adulta do RS - Renata da Silva - CTG Mbororé - 30 RT - Campo Bom
2ª Prenda Adulta do RS - Carolina Reolon - CTG Tropilha Farrapa - 24ª RT - Lajeado
3ª Prenda Adulta do RS - Natalia Rodrigues - DTG Caiboaté - 1ª RT - Guaíba...

1ª Prenda Juvenil do RS - Isadora Santin - 7ª RT
2ª Prenda Juvenil do RS - Maria Fernanda Correia Freitas - CTG Sentinela do Jarau - 4ª RT - Quaraí
3ª Prenda Juvenil do RS - Julia Cayei da Silva - 22ª RT - Parobé

1ª Prenda Mirim do RS - Cecília Scholtz - CTG Mbororé - 30ª RT - Campo Bom
2ª Prenda Mirim do RS - Gabriela Cavazin - CTG Gaudérios do Rodeio - 28ª RT - Rodeio Bonito
3ª Prenda Mirim do RS - Betina de Faria Hugo - CTG Sepé Tiaraju - 16ª RT - São Lourenço do Sul 
 
 
 
JUNHO

08 - O prefeito de Caxias do Sul Daniel Guerra (PRB) vetou o projeto que denomina de João Darlan Bettanin (Xiruzinho) ao Espaço Multicultural, nos Pavilhões da Festa Nacional da Uva. A proposição, do vereador Rodrigo Beltrão (PT), foi aprovada por unanimidade na Câmara. Tal proposição era uma homenagem ao cantor que residia há vários anos em Caxias e que morreu em acidente de carro, na ERS-020, em São Francisco de Paula, em abril de 2014.

12 - A canção O Silêncio e a Campereada, de autoria de Sergio Carvalho Pereira, com melodia de Ricardo Comasseto e André Teixeira, na interpretação de Luiz Marenco foi a grande vencedora da 25ª Sapecada da Canção Nativa, de Lages, SC.

14 - Uma grande quarteada com músicos e poetas gaúchos aconteceu no Teatro Dante Borone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com o intuito de arrecadar alimentos para os desabrigados das cheias no Estado.

24 e 25 - A Estância da Poesia Crioula, entidade sexagenária que congrega os vates rio-grandenses, comemorou aniversário (que acontece no dia 29) indo ao encontro de seus associados no interior do Estado. A diretoria da Academia Xucra viajou até o CTG Coxilha de Ronda, na cidade de Santiago para a realização do 61º Rodeio de Poetas Crioulos.

JULHO

04 - O folclorista Paixão Côrtes anuncia seu afastamento da vida pública. Chegando aos 90 anos de idade, decidiu recolher-se na intimidade do convívio familiar pois os anos de tropeadas lhe causaram desgastes de saúde. Já não consegue atender igualmente a todas as demandas e não quer preterir ninguém.

08 - No dia 8 de julho foi registrado nas redes sociais um verdadeiro descaso com a cultura. Esta foi a data da transferência do acervo do IGTF para diversos locais. Nesta mudança em fase da extinção do órgão Claudio Knierin, que foi diretor do IGTF na gestão de Rodi Borghetti, viu e fotografou diversos documentos de suma importância cultural jogadas pelo chão do Centro Administrativo. Segundo Claudio um caminhão estava sendo carregado com o acervo e peças de valor histórico eram tratadas como lixo. Encontrei originais em papel vegetal do grande artista Edison Acri, roteirista, cenógrafo, figurinista de inúmeros filmes brasileiros e gaúchos, como "Negrinho do Pastoreio", "Pára Pedro", "Não Aperta, Aparício" etc..., junto ao lixo.


 18 - A assinatura do termo de permissão de uso do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) para o Acampamento Farroupilha 2017 foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 18, no Paço Municipal. Sem aporte de recursos por parte do município, o termo permite que o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) organize as comemorações da festa que promove a cultura gaúcha.
 
20 - Grupo Rodeio, traz para o Rio Grande do Sul prêmio de Melhor Grupo De Música Regional do Brasil do 28º Prêmio da Música Brasileira.
 
29 - Encerada no início da madrugada deste domingo, dia 29, a grande final da 37ª Coxilha Nativista de Cruz Alta, um dos maiores festivais do Rio Grande do Sul.  A vencedora foi O Pingo Do Capitão, uma milonga com letra de Rodrigo Bauer, melodia e interpretação de Angelo Franco.
 
AGOSTO

01 - Aconteceu neste final de semana, no CTG Alexandre Pato, em Lagoa Vermelha, a 84ª Convenção Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

11 - As 30 Regiões Tradicionalistas se fizeram representar no dia 11 de agosto em Mostardas, para o acendimento da Chama Crioula, ato que deu início às comemorações farroupilhas.

24 - Santa Catarina institui a Semana Farroupilha no calendário oficial dos eventos deste Estado.

25 -  O Centro de Tradições Gaúchas Raposo Tavares, lá de Vila Oliva, Caxias do Sul, após a passagem do tornado que devastou parte da encantadora cidadezinha, foi ao chão.
 
26 - Após a abertura oficial da 40ª Expointer, na tarde deste sábado (26), o público visitante pode prestigiar o espetáculo "Ópera Gaúcha Expointer 2017", que celebrou a história de uma da maiores exposições agropecuárias da América Latina. O enredo destacou o tema da edição deste ano: O campo cria o futuro.
 
 
 
SETEMBRO

02 - Faltou espaço no CTG Rodeio Serrano, em São Francisco de Paula, na 26ª edição do Ronco do Bugio, o Festival Mais Autêntico do Rio Grande, que neste ano de 2017 apresentou duas novidades. A fase local e a sua realização em apenas duas noites. O bugio vencedor foi Tropa Quarteada, com letra de Jairo Fonseca e música de Volnei Gomes e Leonel Almeida, na interpretação de Volnei Gomes.


 05 - O festival Reculutando a Potrada, que acontece há vários anos junto a Semana Farroupilha de Porto Alegre é cancelado por falta de patrocínios.
 
07 - Oswaldir e Carlos Magrão que deram uma nova roupagem a música Querência Amada, de Teixeirinha, uma homenagem a Passo Fundo, cidade onde os artistas começaram suas carreiras, há 32 anos, tocando em bares locais, anunciam sua separação. A justificativa seria a mudança de foco do gaiteiro Carlos Magrão que vai dedicar-se a música gospel na cidade de Itajaí, Santa Catarina.
 
16 - A Comissão Organizadora da 40ª Califórnia da Canção Nativa, apresentou o modelo do cartaz desta edição, elaborado pela designer Fabiana Dornelles Prettz sobre pintura do artista plástico Felipe Constant. Tal cartaz produziu diversos debates nas redes sociais.
 
 
 17 - Acontece a 27ª Tafona de Osório com a música Meu Mate de Doze Braças, letra de Kuka Pereira e melodia de Tuny Brum, saindo-se vencedora.
 
20 - Data máxima do gaúcho. Milhares de comemorações ocorrem no mundo todo. Apesar da fuga do apoio público em dezenas de cidades do Rio Grande do Sul, podemos dizer que os festejos foram um sucesso. Abaixo, foto do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, um dos maiores acontecimentos desta data.


23 - Na madrugada deste sábado, do Hospital Santa Casa de Porto Alegre, morre o músico Nelson Cardoso, 75 anos, um dos artistas mais autênticos do Rio Grande. Nascido em Canudos, Santana do Livramento, Nelson Cardoso primou sua arte levando na garganta o canto xucro fronteiriço. Foi um gaiteiro da velha cepa crioula popularíssimo nos dois lados da fronteira que não faz fronteira. Seu corpo foi traslado para sua terra nativa sendo velado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
 
 
 
 24 - Por falta de recursos financeiros em Passo Fundo, a tradicional encenação da Batalha do Pulador que sempre acontece neste município do Planalto Médio, foi transferida para Santo Augusto, distante 134 km. 
 
28 - A poetisa Beatriz de Castro fundadora e ex-presidente da Estância da Poesia Crioula foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Caxias com a outorga do Prêmio Caxias do Sul.
 
29 - Sítio de São Miguel Arcanjo, nas Ruínas de São Miguel, devastado por tornado em abril de 2016, teve investimento de R$ 1,68 milhão em obras de restauro e reformulação e foi reaberto ao público as 11h desta data, totalmente reformado. 
 
30 - Morre neste sábado de setembro, aos 84 anos, o acordeonista Adelar Bertussi que, ao lado de seu irmão Honeyde Bertussi, formaram a mais famosa dupla de gaiteiros deste continente. Foram os precursores da música galponeira em nosso Estado e deixaram um legado que até hoje é seguido e reverenciado por centenas de artistas. Ele estava internado em um hospital em Campos Novos, PR, e foi velado na igreja de São Jorge da Mulada aonde dezenas de gaiteiros, em frente a igreja, fizeram um gaitaço em homenagem a este que foi considerado como um mestre dos acordeonistas gaúchos.
 
 
OUTUBRO

01 - No último domingo (01/10), o gaiteiro e líder do conjunto Os Monarcas, Nésio Alves Corrêa (Gildinho), recebeu a carteirinha de Cônsul Itinerante do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. A honraria foi entregue pelo Departamento Consular do Grêmio, na Arena, em Porto Alegre (RS).


 04 - O XV Encontro de Bandoneon de Passo Fundo (apesar de constar no calendário oficial do município) foi cancelado por falta de apoio financeiro.
 
07 - Criada a Loja Maçônica GAÚCHOS TEMPLÁRIOS. Um grupo de maçons com pensamento voltado para a preservação dos costumes regionais do Rio Grande do Sul atinge seu objetivo de fundar uma Oficina Filosófica da Arte Real mesclada com a cultura do Estado. Seguindo os preceitos da Ordem, os obreiros trabalham de bota e bombacha sempre focados na pesquisa e divulgação dos repasses ancestrais. A instalação foi muito concorrida e teve a presença de todas autoridades maçônicas como o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e o seu Adjunto, Osleno Heberlê. Eu (Léo Ribeiro) tive a honra de ser escolhido como o primeiro "comandante" desta inovadora instituição.
 
 
 08 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho aderiu ao Outubro Rosa. A iniciativa tem por objetivo promover conscientização sobre a importância de prevenir o câncer de mama. No final de semana, durante a realização do 27º Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha e 15º Acampamento Estadual da Juventude Gaúcha, na cidade de Giruá, as prendas do Rio Grande do Sul gravaram um vídeo convidando todas as mulheres a fazerem o autoexame.
 
14 e 15 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza o Fegadan – Festival Gaúcho de Dança - e a Fegachula – Festival Gaúcho de Chula. Os eventos são paralelos, nas dependências do ACTG Cancela do Imigrante, em Antônio Prado, organizado pela vice-presidência artística do MTG.
 
15 - Começaram em São Francisco de Paula as filmagens do longa-metragem A Cabeça de Gumercindo Saraiva de Tabajara Ruas. O cineasta e sua equipe foram recebidos pelo prefeito Marcos Aguzzolli no Hotel Village. Os atores Murilo Rosa, Leonardo Machado, Allan Souza Lima e Marcos Pitombo já estavam na cidade. O grupo é formado por 80 pessoas, entre elenco e técnicos. 

16 - A Câmara de Vereadores de Vacaria cria um novo festival de poesias no Estado intitulado Rodeio de Poesias, que acontecerá junto ao Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. O Concurso tem por objetivo divulgar através dos poemas participantes, a arte e a cultura do nosso Estado.

19 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho revela os vencedores do Prêmio Gaúcho de Jornalismo.

19 a 21 - Ocorre o 2º CANTO GALPONEIRO, Festival de Música Gaúcha de Passo Fundo na GRAN PALAZZO CENTRO DE EVENTOS. A grande vencedora foi a música DE MANO, letra de Rodrigo Bauer, música de Nirion Machado na interpretação de Adair de Freitas e Nilton Ferreira.

28 - O SEIVAL poético e musical, tradicional evento de São Lourenço do Sul retorna com força total tendo como grande vencedor o poema SOBRE MENINOS E TRENS na autoria de Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam, na interpretação de Bárbara Bittecourt e tendo como amadrinhadores Dairan Delavechia e Joaquim Velho.


NOVEMBRO

04 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho entrega a Comenda João de Barro numa homenagem e reconhecimento aos destaques das Regiões Tradicionalistas. Neste ano, a entrega da Comenda aconteceu durante as comemorações pelos 51 anos da entidade, em solenidade realizada em Passo Fundo.

04 - Acontece na cidade de Santa Maria a 4ª edição da Tertúlia de Poesia tendo como poema vencedor a poesia SANGRADOR de autoria de Carlos Omar Villela Gomes e Mateus Neves da Fontoura na interpretação de Liliana Cardoso e por amadrinhador Geraldo Trindade.

10 a 12 - O 32º Ponche Verde da Canção Gaúcha aconteceu neste final de semana na cidade de Dom Pedrito. O resultado é o seguinte: MEU VERSO ACORDOU CEDO, uma milonga de Gujo Teixeira e Juliano Gomes na interpretação de Ita Cunha.

15 - Numa iniciativa do MTG, ACAMPARH, Associação dos Piquetes e 1ª RT, no dia de ontem, 15 de novembro, diversas entidades fizeram uma quarteada de limpeza do Parque da Harmonia aonde se realizou o Acampamento Farroupilha. Muitos resquícios dos festejos de setembro e de pessoas que normalmente habitam este local tornava-o sujo, desleixado, com ares de abandono.

17 a 19 - Realizado mais um ENART. Dezoito modalidades artísticas, dez palcos paralelos e mais de 4 mil competidores. Estes são alguns números do Enart – Encontro de Artes e Tradição, que acontece de 17 a 19 de novembro em Santa Cruz do Sul.  Em sua 32ª edição, o evento é considerado o maior de arte amadora da América Latina atraindo um público superior a 40 mil expectadores. A realização é do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Fundação Cultural Gaúcha, com apoio da 5ª Região Tradicionalista e da GPSNET. Patrocinam o evento a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Philip Morris, pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os grandes vencedores nas DançasTradicionais - Força A, foram:

1º lugar - CPF Piá do Sul, Santa Maria - 13ª RT
2º lugar - CTG Tiarayú - Porto Alegre - 1ª RT
3º lugar - CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí - 1ª RT
4º lugar - CTG Rancho da Saudade - Cachoeirinha - 1ª RT
5 lugar - CTG Lalau Miranda - Passo Fundo - 7ª RT 
 
 
 18 - A décima edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, foi realizada durante todo o dia 18/11, na cidade de São Sepé. A etapa classificatória ocorreu entre 8h e 14h e a grande final, a partir das 21h, no Ginásio Municipal de Eventos. A grande vencedora foi o baião “Nós Somos a Cooperação”, um baião de autoria de Jean Kirchoff na interpretação de Kako Xavier e Tamborada.
21 - O secretário Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo propôs ao Governador do Estado, José Ivo Sartori, a homenagem com a medalha Simões Lopes Neto ao poeta, escritor e compositor uruguaianense Colmar Duarte, criador da Califórnia da Canção Nativa em 1971, o mais tradicional evento musical gaúcho e considerado patrimônio cultural do Estado. A Medalha Simões Lopes Neto é uma condecoração outorgada pelo Governo do Rio Grande do Sul a personalidades que se distinguem em atividades culturais e científicas, tais como artes, letras, e educação, bem como na magistratura e magistério. Instituída no ano de 1972, a medalha leva o nome do escritor João Simões Lopes Neto, um dos mais importantes autores gaúchos e pré-modernista.

23 - Faleceu o cantor Eraci Rocha. Intérprete de voz aveludada foi vencedor em diversos festivais nativistas deixando verdadeiros clássicos aos seus inúmeros admiradores. Eraci Rocha era natural de Taquari e morava há vários anos em Porto Alegre. Há mais de ano fez um transplante de rim e amputou as pernas devido ao diabetes. Lutou pela vida com muita força de vontade e até preparava um CD de resgate de seus maiores sucessos.


23 a 24 - Acontece a edição da 4ª Aldeia da Canção Gaúcha, festival produzido e executado pela Açoriana Associação de Cultura, Eventos e Promoções, no Parque de Eventos Ireno Michel, em Gravataí/RS. O resultado foi o seguinte: Primeiro Lugar: Galpão Adentro - Chamarra / Letra: Tadeu Martins / Melodia: João Bosco Ayala Rodrigues / Interpretação: Lincon Ramos.

25 - É realizado, na cidade de Campo Bom a 15ª edição do BIVAQUE, Festival de poesias que teve como vencedores o poema Tudo Vale a pena, de Sebastião Teixeira Correa, Neiton Bittencourt como melhor declamador e Douglas Diehl e Douglas Mendes como melhores amadrinhadores.

27 - Anunciados os vencedores do TROFÉU ANTONIO AUGUSTO FERREIRA, uma promoção do blog do Léo Ribeiro que visa homenagear, através desta comenda, aos destaques do ano nos festivais de Poesia. Após o somatório de pontos nos eventos do gênero, saíram-se premiados CARLOS OMAR VILLELA GOMES (Melhor Poeta), NEITON BITTENCOURT PERUFO e ÉRICO RODRIGO PADILHA (Melhores Declamadores) e DOUGLAS MENDES (Melhor Amadrinhador). 
 
 
 DEZEMBRO

08 a 10 - Depois de algum tempo sem acontecer a 40ª Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana retorna com força mas, também, com muita polêmica que foram da escolha do cartaz até a apuração final. os resultados nas três linhas foram:
CALHANDRA DE OURO: UM HOMEM, UM CAVALO, UM CACHORRO LINHA MANIFESTACAO RIO-GRANDENSE: UM HOMEM, UM CAVALO, UM CACHORRO
Letra e Música: Silvio Genro

LINHA CAMPEIRA: SOBRA DE BAILE
Letra: Anomar Danubio Vieira
Música: Juliano Gomes

LINHA LIVRE: APRENDENDO A MORRER
Letra: Mauro Ferreira
Música: Luiz Carlos Borges
 
 
 15 a 17 - Terminou nesta madrugada de segunda-feira a 25ª edição deste que é uma dos maiores, dos mais organizados e competitivos festivais do Rio Grande do Sul. A Tertúlia Nativista de Santa Maria. A grande vencedora foi a composição A FLOR DO CARDO de autoria de Juliano Javoski, defendida por ele mesmo.

24 - No dia 24 é exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, uma bela matéria de autoria dos repórteres Giovani Grizotti em parceria com Isabel Ferrari. Tal matéria conta a história de dois habitantes da cidade de Dois Irmãos, o "Amarelo", empresário e tradicionalista e Dona Neusa, dona de casa, que mobilizaram-se com o intuito de ajudar o hospital da cidade organizando rifas, bingos, galetos, fandango gaúcho e até cavalgada para recolher doações. A grande festa que culminou em homenagens aos dois dedicados voluntários teve a presença dos cantores César Menotti &a Fabiano vestidos de Papai Noel.


Amarelo e Neusa
 
Nota do blog: Para evitar o pecado do esquecimento, não estão computados em nossa retrospectiva shows, rodeios e lançamentos de livros, CDs e DVDs. 


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário