Festival Nacional da Cultura Gaúcha acontece durante a 20ª Seara da Canção


Além de receber compositores e músicos de diferentes cidades, a 20ª Seara da Canção também vai congregar outras atividades. Uma das novidades é a realização da última etapa do XVII Festival Nacional da Cultura Gaúcha, que recebe a partir deste sábado, 9/12, mais de 3 mil pessoas, entre competidores e acompanhantes.

Turíbio dos Santos, coordenador do CMTG, informa que são mais de 50 grupos vindos de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Somente de competidores, são 1,5 mil participantes, que vão disputar nas modalidades de dança, declamação, chula, intérprete vocais, gaiteiros e violeiros”, assinalou.

Esta é a segunda vez que Carazinho sedia a etapa final do Festival Nacional da Cultura Gaúcha. “Em 2004 recebemos o evento pela primeira vez e felizmente agora retorna ao município. O atual posteiro do CTG Rincão Serrano, Luis Bandeira, foi um dos criadores deste festival, que neste ano completa 17 edições”, informou.

Promovido pelo Comitê Organizador de Festivais de Arte e Tradição (COFAT), os campeões de todas as modalidades garantem vaga direta para a final do Rodeio da Vacaria. “No final da tarde de domingo (10), por volta das 18h, faremos a entrega das premiações, tanto dos vencedores da etapa como do XVII Festival Nacional da Cultura Gaúcha”, finalizou.

A programação inicia neste sábado, 9/12, às 9h 30min, com das danças tradicionais mirim e juvenil (por entidade). Já às 13h 30min acontecem as demais provas: danças tradicionais veterano, declamação veterano e adulto, vocal solista adulto. Às 15h começa a chula xirú, veterano, pré-mirim, mirim, adulto, e por fim, a chula trio.

As provas retomam no domingo (10) às 8h 30min, com a declamação pré-mirim e mirim, gaita tecla mirim e juvenil, violão solo juvenil, assim como às 9h com o solista vocal mirim. Às 13h acontece declamação e solista vocal juvenil, sendo que às 13h 30min iniciam as danças tradicionais adulta.

A 20ª Seara da Canção: intercambiando traços culturais acontece até domingo 10/12, no Parque Vali Albrecht, na BR 386, Km 169, em Carazinho. O evento é uma realização do CTG Rincão Serrano, com apoio da Prefeitura de Carazinho e Câmara de Vereadores. O financiamento é da Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet), via Ministério da Cultura.

O patrocínio é da Eletrocar, Benoit, Produza, Corsan, Banrisul, Boa Vista Supermercados, Souza Cruz, Cotrijal, Farmácias Glória, Grupo Toniato, Telha Certa, Postos RH Riss, Supermercados Economia, Mekal, e Coqueiros Supermercados. A produção cultural é da Lucano Cultura e Marketing.


Fonte: portal da Seara da Canção
Marcadores: , ,

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.