Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada-RS

Uma data marcante (1): 4 de dezembro  Para a cultura regional gaúcha, o dia 4 de dezembro ficou marcado pela morte de dois ícones da n...


Uma data marcante (1): 4 de dezembro

 Para a cultura regional gaúcha, o dia 4 de dezembro ficou marcado pela morte de dois ícones da nossa música regional. Em 1982, partia para a querência eterna, o Leogevildo José de Freitas, o Gildo de Freitas e em 1985 era a vez de partir o Victor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Posteriormente esta data, no ano de 1989, amparado por lei estadual 8814, de autoria do então deputado estadual Joaquim Moncks, em homenagem aos dois artistas, passou a ser o dia do artista regional e do repentista gaúchos.

Uma data marcante (2): 5 de dezembro

Chegávamos nos galpões da cidade no ano de 1997, com uma “sede” de escrever chasques em jornal. Primeiramente no Jornal de Alvorada (do Jardim Algarve (atual jornal Ponto Inicial – Caxias do Sul)), lá por agosto. E em dezembro, estreamos aqui no Jornal A Semana e o primeiro chasque foi de cunho regional: a realização do 3º Congresso Tradicionalista Regional realizado no CTG Bento Gonçalves da Silva. É uma das colunas mais longevas deste veículo, graças à parceria formada na época, entre do Diretor do jornal Hardo Pfluck e o representante dos tradicionalistas Elio Lemes.

CTG Campeiros do Sul

O pioneiro do tradicionalismo organizado de Alvorada, o CTG Campeiros do Sul, fundado em 18 de dezembro de 1960, boleia a perna e convida as entidades tradicionalistas de toda a região para o 15º Rodeio Artístico e Cultural, que será realizado nos dias 08 a 10 de dezembro. Contatos: Patrão Natálio pelo fone (51) 991.075.113; Mara (comércio) – 984.789.930 e Juarez (artístico) – 993.033.037. O pioneiro fica na Av. Maringá, 720, no bairro Maringá.

E no dia 16, teremos o grande baile de aniversário e de formatura de fandango, que será animado pelo Grupo Mas tchê. O curso está sendo ministrado pelos instrutores Machado e Libra Severo. Contatos pelo fone (51) 984.425.633.

Academia de Danças Maria Santiago

A Academia de Danças Maria Santiago programou com as suas parceiras dois fandangos de formatura: no dia 08 de dezembro, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, que terá a animação de Lucas e Luciano Mello. O CTG fica na Rua Viamão, 1249. E no dia 10, a partir do meio-dia, domingueira de formatura com Zezinho Furquim e Luciano Macedo, no Piquete Galpão dos Amigos que fica na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4102. Informações pelo fone (51) 999.823.140.

CTG Raízes do Sul

O Grupo Barbicacho está preenchendo a sua agenda e no dia 09 de dezembro estará animando grande jantar-fandango de posse da nova patronagem e de formatura de curso de danças de fandango no galpão do CTG Raízes do Sul. Contatos com o patrão João pelo fone (51) 991.577.873 ou com Wilson pelo fone 995.176.667. O CTG fica na Rua São Domingos, 89, no bairro Bom Jesus em Porto Alegre.

A  inclusão social no tradicionalismo    

Como diz o Art. 1º da Carta de Princípios do tradicionalismo gaúcho – “Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo” e que é uma das premissas básicas do voluntariado, o CTG Amaranto Pereira se tornou o único posto de coletas de alimentos não perecíveis e brinquedos da Campanha de Natal da instituição Aurora da Vida (sucessora da antiga APAE da nossa cidade). Segundo o patrão Adair Rocha, as doações serão recolhidas na noite do dia 21 de dezembro. Nós, os tradicionalistas somos voluntários e vamos comparecer mais uma vez com a nossa doação. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.


por Valdemar Engroff

Nenhum comentário