O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, nos dias 14 e 15 de outubro, o Fegadan – Festival Gaúcho de Dança e a Fegachula – Festival Gaúcho de Chula. Os eventos são paralelos, nas dependências do ACTG Cancela do Imigrante, em Antônio Prado, organizado pela vice-presidência artística do MTG.

O Festival Gaúcho de Danças tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das danças tradicionais gaúchas, primando pela espontaneidade no bailar, baseando-se nas obras e ensinamentos de João Carlos Paixão Côrtes e Luiz Carlos Barbosa Lessa. Podem concorrer no evento entidades filiadas a MTGs pertencentes à Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e serão cinco categorias: mirim, juvenil, adulta, veterano e xiru.

As modalidades são danças tradicionais, birivas e Danças Birivas do Tropeirismo Gaúcho. Segundo o vice-presidente artístico do MTG, José Fishborn, paralelo aos concursos de cada categoria serão desenvolvidos os concursos de indumentária mais autêntica e musical mais autêntico e fiel aos temas apresentados.

A Fegachula será realizada nas modalidades individual e trio/quarteto. As categorias são infantil, mirim, juvenil, adulta e veterano.

Mais informações podem ser obtidas no site www.artistico.mtg.org.br



Fonte: blog do MTG-RS e portal Identidade Campeira
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: