O  Grupo Folclórico Orestes Leite, de São Francisco de Paula, surgiu em 2007, através do projeto Nossas Raízes, cujo objetivo é difundir a cultura gaúcha através das danças tradicionalistas! O projeto é coordenado desde o início pelo secretário da escola, José Luis do Nascimento, de forma voluntária e atende alunos (as) do 1º ao 9º ano. Atualmente, o grupo possui cerca de 70 integrantes, distribuídos em três categorias: mirim, infantil e juvenil. Os ensaios ocorrem em três dias semana, sempre após o horário das aulas.

No ano passado, o grupo foi escolhido pela 4.a CRE (Coordenadoria Regional de Educação) para representá-la no acampamento farroupilha, em Porto Alegre. Para comemorar os 10 anos de existência do grupo, será realizada uma domingueira, no dia 15 de outubro, a partir das 16h, no CTG Rodeio Serrano, nesta cidade serrana, com animação do conjunto Os Bertussi!

Quanto o MTG apregoa a palavra VOLUNTARIADO como foco de trabalho neste ano de 2017, o projeto realizado nesta escola com alunos que, na maioria das vezes, não tem condições financeiras de comprar uma pilcha; quando seu instrutor não é remunerado e pratica tais ações por amor a causa, nós como um todo, devemos valorizar e apoiar estas iniciativas. É nas escolas, o segundo lar de nossos filhos, que eles alicerçam seu caráter e botam rumos nas suas condutas. Talvez o tradicionalismo não seja "a salvação da lavoura" nos dias em que vivemos mas, com certeza, a cultura, o apego a terra nativa, o respeito aos mais velhos, enfim, ensinamentos básicos ministrados nestas oficinas, ainda são fatores de real valor para nossos jovens.

Parabéns, José Luis do Nascimento, pela década de bons trabalhos junto a estes alunos.


Fonte: blog do Léo Ribeiro
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: