Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

17º EMART - Encontro Maçambarense de Artes Tradicionais

  CONVITE O Grupo de Danças Laços da Fronteira, do Município de Maçambará, convida todas as entidades culturais, para o seu 17º EMART...

 CONVITE

O Grupo de Danças Laços da Fronteira, do Município de Maçambará, convida todas as entidades culturais, para o seu 17º EMART- Encontro Maçambarense  de Artes Tradicionais RODEIO ARTÍSTICO, a realizar-se no dia 22 de outubro de 2017, na sede do CTG RECREIO DOS GAUDÉRIOS.


Capítulo I
DAS FINALIDADES
Art 1º – O 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART, é uma promoção de caráter cultural, com a participação de entidades ou grupos que cultivam a tradição Gaúcha.

Art. 2º. - O 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART, tem por objetivos:
I – Resgatar a cultura de um povo, valorizar as pessoas que estão envolvidas, promover a integração e o intercambio cultural entre entidades tradicionalistas.
II – Dar oportunidade para que surjam novos grupos, entidades, para maior divulgação da arte de dançar o folclore gaúcho.
III- Poderão participar grupos, entidades, escolas de todas as categorias.
IV – Os grupos deverão fazer sua apresentação devidamente pilchados.
V - promover a harmonia, a integração e o respeito evitando-se a projeção da vaidade e o personalismo entre os participantes;
VI - valorizar o artista amador do Rio Grande do Sul, evitando atitudes pessoais ou coletivas que deslustrem os princípios de formação moral do povo gaúcho;

Capítulo II
DOS PARTICIPANTES
Art. 3º. - Participarão do 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART, as Entidades filiadas ao MTG, as Entidades não filiadas ao MTG; bem como escolas e outras Entidades a fins, que se propuserem a obedecer ao Estatuto e aos diversos regulamentos do MTG, especialmente este, além de:

§ 1º. – A coordenação do evento, a qualquer tempo, poderá impedir a participação de qualquer Entidade filiada ou não, em qualquer etapa de execução do 17º Rodeio Artístico, normatizados neste regulamento ou suas alterações em Portarias, que poderão ser emitidas a qualquer tempo pela patronagem e coordenação do C.T.G Recreio dos Gaudérios, mediante comunicação por escrito a Entidade;

§ 2º. - Quando o impedimento se referir a uma Entidade, a medida se estende a todos os seus representantes, individuais e coletivos, inscritos por ela.

Art. 4º. - Somente poderão participar do 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART, aqueles concorrentes, que tiverem até 10 anos incompletos, participarão da categoria Dente de Leite; 10 anos até 14 anos incompletos, na categoria mirim; 14 anos até 18 anos incompletos para a categoria Juvenil e a partir de 18 anos para a categoria Adulta.

§ 1º. - A comprovação da idade será feita à coordenadoria do 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART, no momento das inscrições, mediante apresentação de carteira de identidade do concorrente e entrega de cópia da mesma, sendo que será permitido (a) ao (a) concorrente com idade inferior subir de categoria, mas em hipótese alguma, com idade superior concorrer em categoria abaixo da sua.

§ 2º. - O uso da Pilcha Gaúcha é obrigatório para todos os participantes durante a realização do evento (patrões, dirigentes, organizadores, comissões, participantes, concorrentes), ficando facultativo o uso para o público em geral.

Art. 5º. - Participarão dos concursos do 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS-EMART, individual ou coletivamente, apenas artistas amadores.

Parágrafo único - São considerados amadores, para efeitos de participação no 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART, os candidatos que, eventualmente, tenham participado como integrantes de grupos que se apresentam mediante remuneração e/ou participação de gravações fonográficas, individuais ou coletivamente, observando-se o prescrito no Art. 3º, e seus incisos.

§ 1° Concorrerão entre si filiados com filiados e na ordem não filiados com não filiados, com a mesma avaliação.

Capítulo III
DAS INSCRIÇÕES
Art. 6º. - As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas por Entidades, descritas no art. 3° deste regulamento;

§ 1° As inscrições poderão ser realizadas até o dia 17 de outubro de 2017 (terça feira) até às 20 horas por e-mail (nadyrgrun@hotmail.com),  não sendo permitida inscrições por telefone.

Art. 7º. - O participante associado de mais de uma Entidade deverá optar em participar por uma delas, com exceção aos integrantes do Grupo Musical e/ou Instrumental dos Grupos de Danças Tradicionais, que poderão tocar para mais de uma Entidade, independente do município e ou Entidade.

§ 1º. - A participação de candidatos em mais de uma modalidade será de inteira responsabilidade do Patrão, no que diz respeito a compatibilidade das apresentações, fazendo a intermediação junto a Comissão Organizadora, sem alterar o andamento do evento.

Art. 8º. - As fichas de inscrição serão preenchidas adequadamente, que será remetida a coordenação do 17ºENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART;

§ 1º. - A Entidade filiada ao MTG, e os não filiados ao MTG deverão apresentar a cédula de identidade civil;

§ 2º. - Nas fichas de inscrição para todos os concursos deverá constar nome, data de nascimento, número da Identidade Civil, Entidade, cidade, e na ficha do grupo de danças, o nome do respectivo posteiro artístico ou ensaiador.

§ 3º. - As inscrições realizadas junto a Secretaria da Entidade, no prazo estabelecido no inciso 1° do artigo 6º, serão efetivadas pela expedição de protocolo de recebimento pela comissão organizadora do 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART, o que será feito após a conferência das fichas recebidas.

§ 4º.- No caso de impedimento de algum participante, seja de apresentação individual ou coletiva, este poderá ser substituído, desde que o novo integrante não esteja participando por nenhuma outra Entidade, que esteja devidamente inscrito como suplente e que a substituição seja comunicada, por escrito, até o momento da identificação dos participantes, respeitado o Art. 7º.

1 - Grupo de Danças - mínimo de 05 (cinco) e máximo de 12 (doze) pares, respeitando-se a idade regulamentar, inclusive para Entrada e Saída.
3 - O revezamento de pares ou dançarinos, somente será permitido entre uma e outra coreografia, inclusive nas entradas e saídas.
4 - No espaço reservado para apresentação das “Danças Tradicionais”, somente poderão permanecer os integrantes do grupo de danças e do conjunto instrumental e vocal, o Patrão da Entidade e o Posteiros Artístico ou instrutor.
5 – Os Grupos de Danças Tradicionais poderão utilizar musical mecânico, ou seja gravações de CD e outros assemelhados, como também o uso do instrumental.

Capítulo IV
DA OPERACIONALIZAÇÃO
Art. 9º. – O Art. 11- Caberá ao Patrão de cada entidade inscrita, ou pessoa por ele indicada, providenciar junto a Coordenadoria do evento, recorrer dúvidas, sobre a inscrição de seus participantes no 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART, obedecendo-se as determinações e a data estabelecida do referido rodeio; observando-se as normas deste Regulamento.

Art. 10º - Os concursos do 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART, serão desenvolvidos nas seguintes modalidades:

I - Danças Tradicionais; Palco 1
II - Declamação;   Palco 2

§ 1º. - Paralelo ao concurso de danças tradicionais, desenvolver-se-ão os seguintes concursos:

a) Execução coreográfica para entrada e saída;

Capítulo V
DAS COMISSÕES AVALIADORAS E DE REVISÃO
Art. 11º - Compete aos presidentes das Comissões Avaliadoras:
a) Cumprir e fazer cumprir as determinações deste regulamento, orientando os trabalhos da Comissão.

Capítulo VI
DAS APRESENTAÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Seção I
Das Disposições Gerais
Art. 12º - A Comissão Avaliadora atribuirá nota aos participantes, empregando os critérios estabelecidos para cada concurso.

§ 1º. - Ao proceder a avaliação, a comissão analisará, detalhadamente, o uso correto da indumentária gaúcha completa, individual ou coletivamente, podendo penalizar com até 02 (dois) pontos da nota final, o participante que não esteja adequadamente “pilchado”, de acordo com as “diretrizes” traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

§ 2º. - Os participantes que optarem pelo uso de trajes de época devem, também, seguir as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

§ 3º. - Em caso de empate em qualquer uma das modalidades são critérios de desempate os seguintes:

a) Danças Tradicionais:
1º.) maior nota de correção coreográfica;
2º.) maior nota de interpretação;
3º.) maior nota de harmonia;
4º.) maior nota de correção musical;
5º.) maior nota de execução musical.

b) Declamação:
1º.) fundamentos da voz;
2º.) transmissão da mensagem poética;
3º.) expressão;
4º.) fidelidade ao texto.

§ 4º. - O empate será constatado no cálculo da nota final considerado os 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART prevê, além das modalidades  envolvendo as manifestações do povo Rio-grandense, a realização de promoções culturais de caráter folclórico.

§ 5º - Se o empate persistir, o resultado será definido por sorteio na presença dos envolvidos e do coordenador(a) do evento.

Art. 13º - O 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART se desenvolverá em um único dia, a saber:
I – Domingo com início previsto para 08:00 horas; de responsabilidade da coordenação do evento

Art. 14º - A ordem de apresentação dos participantes, em cada modalidade, será determinada por sorteio, realizado na sede do C.T.G Recreio dos Gaudérios;

Seção II
Do Concurso de Danças Tradicionais.
Art. 15º - Na avaliação dos filiados ao MTG, como também aos não filiados serão observados os seguintes quesitos:

I - Grupo de Danças:
a) correção coreográfica ........................................ 03 pontos
b) harmonia de conjunto  ........................................02 pontos
c) interpretação artística  ........................................04 pontos

§ 1º. - As “entradas” ou “saídas” serão avaliadas, cada invernada deverá mencionar se quer ser avaliado na entrada ou na saída, observando-se especialmente os seguintes quesitos:

a) criatividade;
b) coerência com o tema escolhido;
c) comprometimento com a tradição e o folclore gaúcho.

Art. 16º - Os grupos de danças disporão de 20 (vinte) minutos para sua apresentação, incluindo os tempos de "entrada" e "saída", contados a partir da liberação do microfone, perdendo 1(um) ponto por minuto ou fração que exceder ao tempo, descontados da nota final.

Seção III
Do Concurso de Declamação
Art. 17º - No concurso de declamação, cada participante apresentará uma poesia de sua escolha;

Parágrafo único - Os participantes entregarão à Comissão Avaliadora 01 (uma) cópia datilografada ou digitada do poema, sem o que, não serão avaliados. Caso a cópia seja xérox, esta deverá ser legível.

Art. 18º - A Comissão Avaliadora embasará seus critérios nos seguintes quesitos:
I - Fundamentos da voz a. inflexão e impostação da voz 02 pontos

b. dicção 01 ponto
II - Transmissão da mensagem poética 04 pontos
III - Expressão (facial e gestual) 02 pontos
IV - Fidelidade ao texto 01 ponto

§ 1º. - O participante terá o tempo de 09 (nove) minutos para sua apresentação, perdendo 01 (um) ponto por cada minuto que ultrapassar.

Capítulo VII
DOS PRÊMIOS DANÇAS TRADICIONAIS
Art. 19º - Os classificados em primeiro e segundo lugares, em cada modalidade receberão troféus;

§ 1°. - Serão agraciadas, com troféus, de acordo com sua classificação, de 1° lugar, as coreografias de entrada; de saída.

§ 2º - A título de incentivo o Concurso de DANÇAS TRADICIONAIS, receberão incentivo financeiro como segue:

Para Filiados:
1º LUGAR ADULTO: Troféu + R$ 200,00 (duzentos reais)
2º LUGAR ADULTO: Troféu

1º LUGAR JUVENIL: Troféu + R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
2º LUGAR JUVENIL: Troféu

1º LUGAR MIRIM: Troféu +R$ 100,00 (cem reais)
2º LUGAR MIRIM: Troféu

1º LUGAR DENTE DE LEITE: Troféu + R$ 50,00 ( cinquenta reais)
2º LUGAR DENTE DE LEITE: Troféu

Para não filiados:
1º LUGAR ADULTO: Troféu + R$ 200,00 (duzentos reais)
2º LUGAR ADULTO: Troféu

1º LUGAR JUVENIL: Troféu + R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
2º LUGAR JUVENIL: Troféu

1º LUGAR MIRIM: Troféu +R$ 100,00 (cem reais)
2º LUGAR MIRIM: Troféu

1º LUGAR DENTE DE LEITE: Troféu + R$ 50,00 ( cinquenta reais)
2º LUGAR DENTE DE LEITE: Troféu

DECLAMAÇÃO
Art. 20º - Os classificados em primeiro e segundo lugares, em cada modalidade receberão troféus;

Capítulo VIII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 21º - As decisões da Comissão Avaliadora são irrecorríveis.

Art. 22º - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela coordenadoria do 17º ENCONTRO MAÇAMBARENSE DE ARTES TRADICIONAIS – EMART.

Art. 23º -A Direção do GDLF, manterá as Planilhas de Avaliação para possíveis consultas pelo prazo de 90 (noventa) dias após a realização do Evento.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
- Será cobrado o valor simbólico de R$ 5,00 (Cinco Reais), na entrada de acesso ao local do evento, de todas as pessoas indistintamente de idade, no domingo;

CONTATOS:   NADYR: (55) 8421-6275  EMAIL: nadyrgrun@hotmail.com
Presidente:Lutiane Fontella
Secretaria: Eliziane Figueiredo
Tesoureira: Marla Scotto - -  telefone watsApp 055-984473650
Coordenadora Geral: Nadyr Lausmann –telefone watsApp  55 9846275
Instrutor: Dalvane Trindade- telefone watsApp  55-96295472


Fonte: portal Identidade Campeira

Nenhum comentário