Uirapuru-verdadeiro é filmado por veterinário na Floresta Amazônica

O acervo do fotógrafo de natureza possui mais de 16 mil cliques (Foto: Cláudio Timm/VC no TG)


Cláudio Dias Timm fotografa a fauna e a flora brasileiras desde 2009. O médico veterinário, aos 57 anos, soma mais de 16 mil fotografias de natureza. Um registro, em especial, merece destaque no acervo: o vídeo de um uirapuru-verdadeiro encontrado na Floresta Amazônica.

Em uma expedição, na companhia do guia de observação Luiz Carvalho, Cláudio Timm avistou o uirapuru-verdadeiro, ave conhecida como “músico da floresta” pela vocalização melodiosa. “Encontrar o uirapuru e gravar aquele momento foi incrível. Ele foi embora e nós permanecemos lá, deslumbrados com o espetáculo que havíamos acabado de presenciar”, conta.

O registro do uirapuru-verdadeiro se junta a cerca de mil espécies de aves brasileiras clicadas por Timm. “O mais prazeroso é contemplar a natureza, desfrutar da beleza, conhecer os hábitos dos animais e as relações entre eles”, afirma o médico veterinário, que tem na fotografia uma maneira de apreciar a natureza sem nada dela tirar ou degradar.

Os flagrantes preferidos de Timm são os de animais caçando. “São cliques bastante difíceis de fazer”, observa.

Cláudio publicou com o filho, que também registra a natureza, um guia de identificação de aves do extremo Sul do Brasil. A obra traz ilustrações e fotografias das espécies, além de informações e dicas de observação. “Transformei um hobby em algo útil às pessoas, contribuindo indiretamente para o conhecimento e a preservação da natureza”, completa.

Confira outros registros de Cláudio Timm, clicando aqui.


Fonte: portal Terra da Gente, junto ao G1
Marcadores:

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.