Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tradição e Cultura em Campos Novos-SC

Com o objetivo de manter viva a cultura e tradição gaúcha em Campos Novos, foi aberta no dia 09 com encerramento no domingo, 24 de set...


Com o objetivo de manter viva a cultura e tradição gaúcha em Campos Novos, foi aberta no dia 09 com encerramento no domingo, 24 de setembro, a programação alusiva à Semana Farroupilha.

A Semana conta com vários realizadores numa extensa programação e também com o Encontro de Gaiteiros do Galpão Caipora Viu, projeto de Benito Zandoná, que está na sua décima segunda edição neste ano, aprovado pelo Ministério da Cultura, numa produção do Instituto Humaniza e patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A no valor de R$ 60.000,00.

Até quarta-feira, 20, as comemorações da Semana Farroupilha compreenderam a realização do concurso de vitrines, do Sábado Crioulo em 16 de setembro, com cavalgada, missa crioula shows e mateada no Pátio do Supermercado Copercampos no Bairro Aparecida, Sessão solene na Câmara de Vereadores na terça-feira com homenagens e jantar no Restaurante Real com show de Paulo Siqueira e Miguel.

Os homenageados na sessão solene de terça-feira foram escolhidos pelos integrantes da comissão organizadora da Semana Farroupilha e pelos vereadores. Foram indicados: Air Fagundes; Angelina Rosa; Anísio Chargas de Moraes, Arlindo Zanelatto, Cesar Zancanaro, Antônio Dorneles Antunes, Benito Zandoná, Giovani Primieri, Orival Gomes De Almeida, Dirceu Reley Granzotto (Tio Biro), Eduardo Zortéa, Eloirce Velho De Melo (Téca), Enedy Padilha Da Rosa, Franscisco Schilager, Padre Benjamin, Italo Boff, Julio Granzoto,  Irineu Armando Osório Junior, Marco Antonio Agostini, Joacir Maciel dos Santos, Sebastião Joarez Amaral, Sebastião Lemos França, Sebastião Stefanes e Zilda Zaia.

Na mesma sessão solene foi entregue a premiação do concurso de vitrines, que teve por objetivo divulgar o tradicionalismo no Município, por meio da decoração de vitrines, utilizando-se de trajes gauchescos, usos e costumes, lendas folclóricas e aspectos históricos da Revolução Farroupilha, além de homenagear os heróis farroupilhas e congregar os estabelecimentos comerciais e bancários com a programação desenvolvida no Município.Foram avaliados os seguintes critérios: Beleza estética; coerência com o tema proposto; clareza na mensagem a ser transmitida. Foram premiados 1°, 2° e 3° lugares com troféu, sendo: 3º Lugar com 246 pontos, Floricultura Flor e Ser; 2º Lugar com 247 pontos, Melotti Móveis; 1º Lugar com 296 pontos, Supermercado Copercampos Bairro Aparecida.

Na quarta-feira, 20, Dia do Gaúcho, foi realizado jantar na Chácara Recanto da Amizade com homenagem à mulher tradicionalista. Foram homenageadas Zilda Zaia, Maria Eliane Canali Zandoná, Helena Maria de Oliveira, Simoni Bossi e Cristiane Rupp Ferreira.

Nesta quinta-feira, 21, tem matinê para a terceira idade no Clube Anos Dourados animado por Ernesto Nunes e seu grupo. Na sexta-feira acontecerá uma missa crioula no Galpão Crioulo, com apresentação das invernadas e Show com Guri de Uruguaiana e no sábado (23) será realizado a formatura do curso de dança com o Grupo Os Mirins.

12º Encontro de Gaiteiros

No domingo, (24), encerra com chave de ouro a Semana Farroupilha com o 12° Encontro de Gaiteiros do Galpão Caipora Viu, com apresentação de gaiteiros locais, Paulo Siqueira e Miguel Silva, Ernesto Nunes, Guilherme Bevilaqua e encerramento com grande show nacional de Pedro Ortaça e Família. O encontro foi idealizado por Benito Zandoná com sua primeira edição em 2007.

O evento cresceu e neste ano tem o patrocínio da Enercan, Via Lei Ruanet/Ministério da Cultura e produção do Instituto Humaniza.

“Tudo foi possível, pelo apoio da Enercam nesse ano, pois cada show custa caro, a gente não consegue bancar sozinho, um apoio que vem pra gente gastar somente com os artistas de fora. É uma realização conseguir fazer esse encontro, com grandes gaiteiros, aquilo que iniciou pequeno, no galpão lá de casa, hoje está grande. Uma programação para família”, afirma Benito Zandoná.

E durante toda a semana o Galpão Caipora Viu recebe a visitação de cerca de 300 alunos, a fim de conhecerem um pouco mais sobre a cultura gaúcha.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1497 de 21 de setembro de 2017.


Fonte:  Jornal O Celeiro
Para ver a matéria original, clique aqui.

Nenhum comentário