Bah! Quanta coisa boa aconteceu nessa Semana Farroupilha? Bailes lotados, acampamentos cheios de gente, desfiles bárbaros pelas ruas das cidades...Em várias regiões, alguns personagens se destacaram nesse mês de festa para o Rio Grande. Superação, encantamento, engajamento...Desafio Farroupilha! São palavras comuns a todos eles. Por isso, decidimos abrir uma enquete, no G1RS, para escolher o “personagem” da Semana Farroupilha. Clique aqui para escolher quem mais se destacou, na tua opinião.


 Leandro Pacheco, coordenador da 22ª Região Tradicionalista.

Professor, ele levou para o desfile do dia 20 jovens com necessidades especiais. Inclusive a própria filha, Camila, que é deficiente visual. Pouca gente sabe, mas quando ela nasceu, Leandro cancelou a faculdade de administração e migrou para o curso de pedagogia, com a única finalidade de adquirir conhecimentos para acompanhar o crescimento da filha. Na coordenação do Rolantchê, vai levar para a abertura do rodeio, em novembro,  um grupo de danças da APAE. 


Weslley Gustavo Marques, chuleador 

O menininho de 2 anos do CTG Essência Gaúcha, de Taquara, encheu a gauchada de orgulho ao dançar chula mesmo apesar da pouca idade. O vídeo em que aparece ensaiando uns passos da dança viralizou nas redes sociais, a partir da postagem na página do  Repórter Farroupilha. Conta a mãe que, quando chega em casa da escolinha, a primeira coisa que faz é calçar as botas. 


Adriana Pedroso Soares, coordenadora de invernada

Coordenadora da invernada adulta do DTG LençoBranco, de Santana do Livramento, a Adriana é um ser humano acima da média. Tudo nela é coração. Ela não apenas luta contra uma doença, mas também batalha por uma sociedade melhor, através da tradição. Emocionou a todos durante o Desafio Farroupilha, ao chorar de felicidade, durante as gravações. E manteve a mesma disposição, apesar de seu grupo ter sido desmerecido durante o Desfile Farroupilha, na cidade.


Cláudia Mara Rosa, secretária de Cultura de Guaíba 

Na contramão de uma triste realidade na qual mulheres e homens públicos estão cada vez mais desacreditados pela população, a secretária de Cultura de Guaíba tem revolucionado a forma como a cidade encara a cultura gaúcha. Responsável pela maior Semana Farroupilha realizada no município (o show de César e Rogério teve 22  mil pessoas, recorde no estado), Cláudia agrega crianças e adultos no projeto que mostra aos visitantes o Sítio Histórico onde viveu Gomes Jardim. Faz tudo com o coração, sem interesses pessoais, algo cada vez mais incomum entre os gestores públicos. 


César Oliveira, músico

O público não percebeu, mas César Oliveira, da dupla César Oliveira & Rogério Melo, passou a Semana Farroupilha a base de medicamentos, um deles mais potente até que a morfina, alternativa adotada pelos médicos para aliviar níveis insuportáveis de dor. Com graves problemas na coluna, teve que usar colete cervical e até bengalas para cumprir uma agenda corrida que chegou a ter  quatro shows em um só dia. César é muito mais que um artista. Apresentador do Desafio Farroupilha, é um ativista que tem na cultura gaúcha um ideal de vida.


por Giovani Grizotti
Fonte: blog do Repórter Farroupilha junto ao portal G1
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: