Irany Paim Varella, 85, conhecido por Lilo, gaúcho que chegou a Sorocaba no ano de 1957 e dono da primeira churrascaria do estado de São Paulo, foi homenageado na última sexta-feira em Porto Alegre. O membro do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira Aberta de Sorocaba recebeu pelas mãos do governador José Ivo Sartori o título de Consul Honorário do Estado do Rio Grande do Sul.

Lilo esteve na redação do Cruzeiro do Sul e comemorou a entrega do título. "Fiquei muito orgulhoso pela homenagem e pela honra que foi ser recebido pelo governador do meu querido Estado." O gaúcho conta que chegou em Sorocaba quando tinha 25 anos e veio acompanhando vários caminhoneiros com a finalidade de cozinhar para o grupo, que estranharia a falta do churrasco. "Quando cheguei aqui quis abrir meu restaurante, que foi feito de pau a pique e se tornou referência na cidade", comemora.

Semana Farroupilha

Chega ao fim nesta quarta-feira a Semana Farroupilha realizada no CTG de Sorocaba. Para encerrar o período festivo haverá uma palestra sobre o Tradicionalismo Gaúcho, com Mauro Fagundes, vice-presidente do MTG-SP. O evento terá início às 20h e será finalizado às 22h, quando a chama crioula será apagada. A sede do CTG fica na rua Salto de Pirapora, 10, no Jardim Iguatemi. (Da Redação)


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul - Sorocaba
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: