Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Grupo Folclórico Vozes do Porteira - Coral, Música e Dança

O “Grupo Folclórico Vozes do Porteira” de Novo Hamburgo firmou parceria com o produtor cultural Cleverson Ferreira da Catarse Produções C...

O “Grupo Folclórico Vozes do Porteira” de Novo Hamburgo firmou parceria com o produtor cultural Cleverson Ferreira da Catarse Produções Culturais para assumir o gerenciamento do grupo.

Entre os principais desafios estão a profissionalização dos processos que envolvem o trabalho e a organização e viabilidade econômica do grupo afirma Ferreira.

O produtor atua na área desde 2008 e já esteve à frente de projetos envolvendo o Grupo Mas Bah!, Mauro Moraes, Marcelo Delacroix, Antonio Carlos Falcão, curadoria de programação de Feiras de Livro e gerenciamento de projetos amparados por leis de incentivo fiscais.
 
O espetáculo “Vozes da América, Porteira da Liberdade” passeia por canções consagradas do folclore latino americano, buscando referências que serviram de base para o cancioneiro gaúcho sul brasileiro e influenciaram a produção musical feita no Rio Grande do Sul. Esta mescla de ritmos, estilos, texturas e vibrações é reverenciada nas obras retiradas do folclore e também nas obras dos autores contemporâneos, como é o caso de Kledir Ramil, Nico Fagundes e Elton Saldanha que estão presentes no espetáculo através de suas composições. O show proporciona a releitura marcante de um canto coral, uma belíssima apresentação de dança folclórica e ambas amarradas por um musical refinado com violão, baixo, percussão, acordeom e flauta, tudo sendo conduzido pelo maestro Ronei Pehls.
 
No ano de 1990, um grupo de associados do CTG Porteira Velha, sentindo a necessidade de complementar as atividades culturais do Centro de Tradições, iniciou ensaios visando a criação de um coral e, em 1991, o Vozes do Porteira foi efetivamente fundado.
 
Em 21 de maio do mesmo ano, deu-se o primeiro ensaio do coral, sob a regência do maestro Luis Fernando de Souza. Nesta época, o grupo era formado por coralistas de todas as idades, diversidade que se tornou a marca do grupo até hoje.
 
A criação deste coral colocou o CTG Porteira Velha na condição de pioneiro, pois o Vozes do Porteira foi o primeiro coral registrado na FECORS (Federação de Coros do Rio Grande do Sul), que se formou dentro de um CTG, com o objetivo de cultuar as tradições latino-americanas através do canto.
 
Atualmente o Grupo Vozes do Porteira realiza as suas apresentação acompanhado com músicos instrumentistas e dançarinos, formando um espetáculo representativo da nossa Música, nossa arte, nosso folclore e suas influências.
As principais expectativas do grupo referem-se à sua participação em festividades, rodeios e festivais de coros. O Grupo Vozes do Porteira já se apresentou no Festival Latino-Americano de Coros, na programação das festividades natalinas “Sonho de Natal” na cidade de Canela, no 41º Festival Internacional de Folclore na cidade de Nova Petrópolis, na Oktoberfest da cidade de Igrejinha, na Feira do Livro da cidade de Dois Irmãos, dentre outras apresentações pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
 
Coordenação: Osmildo Endres e Alicial Port Endres.
Regência do Coral e Instrumental: José Ronei Pehls.
Coreografia: Eduardo Silva dos Santos.
Produtor Geral: Cleverson Ferreira
Produção: Catarse Produções Culturais
Contato: (51) 98539-4418 I ferreira@catarseproducoes.com.br

Nenhum comentário