Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Em clima de Semana Farroupilha, crianças aprendem a encilhar cavalo

Foto: Lula Helfer Vivenciar um dia de campo na cidade foi a proposta do empresário Humberto Nascimento, de 42 anos, durante a Semana...


Foto: Lula Helfer


Vivenciar um dia de campo na cidade foi a proposta do empresário Humberto Nascimento, de 42 anos, durante a Semana Farroupilha. Ele abriu as portas do galpão construído nos fundos do restaurante do qual é proprietário, no Centro de Santa Cruz do Sul, para receber 80 alunos do 4º ao 6º ano do Colégio Marista São Luís e da escola Educar-se,.

Eles aprenderam a encilhar um cavalo com Ari Arabi Ivan Ferraz, de 78 anos, do CTG Laço Velho. Com muita disposição, o campeiro, que afirma dar “um vareio na juventude em um tiro de laço”, explicou detalhadamente cada peça dos arreios, juntamente com Humberto. “É uma alegria poder transmitir o que aprendemos desde piá. Essa relação com o campo, com as tradições, não pode ficar esquecida”, salientou Ferraz.

Mariana Padilha Godoy, de 10 anos, ouvia atentamente as instruções de Ari. Depois da oficina, dedicou alguns minutos para acariciar a égua Mimosa, de oito anos, que inclusive, ganhou uma trança na crina. "Aprendi a andar a cavalo com meu avô e meu tio, que é veterinário. Gosto muito deste contato com os animais", disse. A colega Pietra Dalla Fávera Grotto, também de 10 anos, comentou que a família toda mantém cavalos. "O pessoal da família gosta de cavalos. Tenho contato desde pequena. Ando bastante com a Mariana", relatou. Duas ovelhas e dois cordeiros foram levadas para o local e também atraíram a atenção da garotada.

Assim que a égua foi encilhada, duas professoras experimentaram a sensação de dar algumas voltas com as rédeas na mão. "Nunca tinha andado. Foi uma experiência incrível. Os alunos tiveram uma oportunidade de conhecer um pouco da tradição gaúcha, alguns viram uma égua pela primeira vez", resumiu Jéssica Kottwitz, de 24 anos, responsável por uma turma de tempo integral no Educar-se. Já Vanessa Müller, 30 anos, que acompanhava uma turma do 4º ano do São Luis, agradeceu o convite do estabelecimento. "Foi uma iniciativa bacana, espontânea. Uma tarde de vivência com o campo foi proporcionada aos alunos", destacou.
 
 
 

Fonte: portal GAZ
Veja a publicação original, clicando aqui.

Nenhum comentário