Ouça a 27ª TAFONA na Rádio Osório 750KHz
http://radioosorio.com.br/ouvir/
 
 
 
Nem a chuva intimidou o público que compareceu na última quinta-feira (14/09) ao Parque Jorge Dariva, em Osório, para prestigiar o primeiro dia da 27ª Tafona da Canção, com o evento “O Litoral Canta a Tafona”. Foi a vez dos grupos e cantores da região interpretarem grandes sucessos de antigas edições do certame, imprimindo-lhes sua personalidade na interpretação das canções. No palco, juntaram-se experientes músicos e jovens talentos, sob o aplauso e incentivo de amigos, familiares e da comunidade osoriense.

A 27ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA consiste em um festival de músicas inéditas, com ênfase nas linhas de Cultura Litorânea Gaúcha e Manifestação Rio-Grandense na intenção de afirmar a música regional e popular projetando a cidade de Osório no contexto cultural gaúcho e brasileiro. Na terceira geração de músicos e compositores, desfilaram por seu palco os grandes artistas da música gaúcha, brasileira e latino-americana, onde se destacam Renato Borghetti, Pepeu Gomes, Elba Ramalho e Mercedes Sosa, entre outros grandes nomes. Berço da Música Litorânea Gaúcha homenageia in memoriam o cantor e compositor Carlos Catuípe - um dos seus principais representantes - nos troféus que entregará aos artistas vencedores.


Serão quatro dias de evento, sendo que no primeiro dia (14/09) será realizada a Abertura Oficial e a mostra não competitiva, O Litoral Canta a Tafona, com 10 jovens artistas da região. No segundo dia do festival (15/09), as atividades começam à tarde com uma Oficina de Música Instrumental oferecida a músicos e ao público interessado. A noite será realizada a Etapa Regional, contendo 10 músicas e contemplando compositores, músicos e intérpretes das cidades do Litoral Norte do RS, dessa etapa classificam-se 04 músicas para a grande final.

No terceiro dia de evento (16/09) será realizada a Etapa Nacional com a apresentação de 10 composições que se reapresentarão na grande final do evento, totalizando as 14 composições que farão parte do CD e DVD e concorrerão à premiação principal e paralela do festival.

No quarto e último dia de evento (17/09) será realizada a grande final e a cerimônia da premiação principal e paralela da 27ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA.

Para dar mais brilho ao evento, haverá a realização de quatro shows com grandes nomes da música nativista, sendo três shows de encerramento e um show de abertura.

O júri foi integrado pelas cantoras Maria Luiza Benitez e Loma, pelo musico e compositor Luizinho Santos, pelo poeta Jaime Vaz Brasil e pelo músico e compositor Marco Araújo. Jaime Vaz Brasil destacou a qualidade das músicas. - O nível das composições inscritas foi muito bom. Foi bastante difícil realizar a escolha das 10 canções da fase nacional, devido ao número de inscritos e à qualidade das mesmas. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. A comunidade osoriense pode esperar uma Tafona de alta qualidade, concluiu.
 

Resumo da Programação:

Dia 14 - Abertura Oficial - Apresentação dos Maçambiques de Osório e Mostra Musical "O Litoral canta a Tafona" com artistas convidados cantando sucessos do evento.
Dia 15 - Oficina de Música Instrumental com Bethy Krieger, Etapa Regional "Tafoninha" e show de Cristiano Quevedo.

Dia 16 - Etapa Nacional e show de Maria Luiza Benitez.

Dia 17 - Show de Daniel Torres, Grande Final - Homenagens e Premiação da 27ª TAFONA.


AS CONCORRENTES:

Ontem houve a apresentação das concorrentes da fase regional, que foram:

01. Boi de Concha, de Marcelo Maresia, Daniel Maiba e   Marcelo Maresia - Balneário Pinhal-RS
02. Cartas Para Sofia, de Marcelo Maresia, Ivo Ladislau   e Marcelo Maresia - Balneário Pinhal-RS
03. Pescador de Sonhos, de Chico Saga e  Mário Tressoldi - Santo Antônio da Patrulha-RS/Tramandaí-RS
04. Cigana da Praia, de Vaine Darde, Paulinho Di Casa - Capão da Canoa-RS / Osório-RS
05.  O Canto da Terra, de Loreno Santos e Patrícia Camargo - Osório-RS
06. O Menino, de Vaine Darde e Pedro Guerra - Capão da Canoa/ Osório-RS
07. Somos o litoral, de Nilton Jr. da Silveira - Osório-RS
08. A Minha Alegria, de Jociel Lima - Osório-RS
09. Divina Oração, de Sandro Andrade e Paulinho Di Casa - Osório-RS
10. Anel de Rosa e Prata, de Candido Osório da Rosa - Santo Antônio da Patrulha-RS

Hoje ocorre a apresentação das concorrentes da fase nacional:

01. Batuque Derradeiro, de Bilora - Contagem-MG;
02. Ave Liberta, de Ivo Ladislau e  Dado Jaeger - Capão da Canoa /Xangrilá-RS;
03. A Vitrola e a Bailarina, de Bianca Bergman, Arison Martins e Piero Ereno - São Vicente do Sul / Santa Maria-RS
04. Dois Contadô, de Diego Müller e Érlon Péricles - Canoas/Santa Maria-RS
05. Herança das Águas, de Alessandro Gonçalves e Alessandro Gonçalves - Jaguarão-RS
06. Meu Mate de Doze Braças, de Kuka Pereira e Tuny Brum - Brasília-Df/Santa Maria-RS
07.  Castelo de Areia, de  Chico Saga  e  Mário Tressoldi, Chico Saga  e  Mário Tressoldi - Santo Antônio da Patrulha/ Tramandaí-RS
08.  Escravos da Essência, de Angelo Franco e Hique Barbosa e  Angelo Franco - Porto Alegre-RS
09. Bandeira de São José, de Loreno Santos, Carlos Alberto Hahn e Loreno Santos - Osório-RS
10. Milonga Branca, de Davi Teixeira e Mateus Alves Neves - Porto Alegre-RS

Amanhã, domingo (17/09), acontece a grande final do Festival, compreendendo 4 classificadas da fase regional + as 10 concorrentes da fase nacional. Essas 14 composições farão parte do CD e DVD e concorrerão à premiação principal e paralela do festival.


Informações para a Imprensa:
Marco Araújo | Fone: (51) 9-991267852 e 33929589

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)
Fones: 51 | 9-8632.0145 (Oi) | (51) 9-8133.6787 (Tim)


Colaboração: Silvia Abreu
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: