Ação promoveu o cavalo Crioulo em escolas de Caxias do Sul

Os alunos de algumas instituições da cidade recebem ensinamentos sobre a origem e história da raça
Foto: Arthur Nascimento


Por cerca de dez dias, durante a Semana Farroupilha de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, o projeto Cavalo Crioulo nas Escolas foi realizado em sua terceira edição consecutiva. Desenvolvido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, o projeto visa principalmente apresentar a Raça Crioula às crianças do ensino fundamental  da rede municipal e estadual da região. No processo, a ideia enfatiza o fato do Cavalo ser animal símbolo e patrimônio cultural do estado.

No pátio das instituições, os estudantes participaram de uma palestra ministrada pelo ex-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, Sebastião Teixeira Corrêa. O tema foi o Cavalo Crioulo, sua história, origem, características e como se tornou um dos símbolos do Rio Grande do Sul. “Foi iniciado um dos mais importantes projetos cívicos-culturais já realizados dentro das festividades da Semana Farroupilha. Visitamos as escolas, levando o Cavalo Crioulo, símbolo oficial do estado para contar a sua história e falando da sua importância econômica e social.”

Além de conhecer a histórias, as crianças puderam ter contato direto com os animais. “Levar o Cavalo Crioulo às crianças que, de outra forma, não teriam acesso a esses animais, é sempre um sentimento bacana. É por esse viés cultural e educacional, portanto, que o projeto basicamente mescla campo e cidade, propiciando uma oportunidade rara ao público. O resultado tem sido maravilhoso”, comentou Grégor Pinheiro, vice-presidente do Núcleo.

Uma ação sensacional que deveria ser seguida por outras raças e outras localidades!

Colaboração: AgroEffective Comunicação
Fonte: portal Cavalus
Marcadores:

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.