E como prometido (promessa é dívida!) estamos dando início à série de postagens com dicas MEGA especiais para as provas orais das Cirandas e Entreveros!!!

Serão diversos temas abordados, um por semana, com o auxílio das nossas Prendas Adultas do Rio Grande do Sul, Renata, Caroline e Nathália. Melhor ajuda impossível, né? Estou muito bem assessorada... sorte de vocês! hehe

Para darmos o pontapé inicial, vamos falar sobre Tema da Semana Farroupilha 2017: “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história”!

"Para discorrer sobre este assunto, antes de qualquer coisa, é importante estar inteirado quanto as ultimas atividades do MTG, tendo em vista que a Ciranda e o Entrevero fase Estadual, ocorrem no primeiro semestre de cada ano, período que coincide também com a realização do Congresso Tradicionalista, ou seja, é preciso estar atento ao novo tema que foi eleito para o ano em curso, bem como, saber sobre a proposta apresentada, autoria, justificativa, entre outras informações importantes.

Sobre o tema dos Festejos Farroupilhas de 2017 – Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história – especificamente, há uma série de assuntos e ideias que podem ser tragos na hora da explanação do assunto. É importante que a prenda ou o peão se remetam ao inicio da história dos Festejo, falando sobre o ano de 1947, sobre a formação e importância do Grupo dos 8, bem como seus atos que ficaram marcados na história do nosso Movimento.

Ainda dentro deste contexto, você pode falar sobre a Ronda Gaúcha, que mais tarde vem a se transformar na Semana Farroupilha dos dias atuais, fazendo um comparativo sobre os moldes das comemorações daquele tempo com as comemorações atuais.

Após estas conceituações históricas, podemos citar também o fato de que, desde o ano de 2003, o MTG vem elegendo temas específicos que norteiam as atividades a serem realizadas pelos tradicionalistas na Semana Farroupilha. E continuamos o raciocínio, apresentando o tema atual, com o respectivo Congresso em que foi aprovado e por quem foi apresentado. Para completar, caso você tenha o conhecimento sobre a proposta apresentada para eleição do tema, você pode fazer referencia a alguns trechos que foram defendidos pelo autor e reafirmar seu prestígio.

Para finalizar, é importante destacar o porquê da importância da escolha deste tema e ainda, caso ache necessário, expor sua opinião. No caso do tema em questão, está aqui à oportunidade de falarmos sobre o nosso decênio heroico, a nossa Revolução Farroupilha, os heróis gaúchos que lutaram para defender a nossa terra e os seus ideias, a importância de prestar uma homenagem a estes que durante dez anos comandaram tropas e uma República e dizer que: relembrar nosso decênio heroico e os Revolucionários Farroupilhas deste, é certamente intensificar o que comemoramos em nosso 20 de setembro, a nossa cultura, legados e mostrar que somos sim, um povo guerreiro que honra suas origens e seus antepassados.

“Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você o sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.” – Richerd Bach

Prendas Adultas do Rio Grande do Sul 2017/2018."


Fonte: blog Cantinho Gaúcho, de Carolina Bouvie
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: