Inicia os preparativos para a Semana Farroupilha 2017 em Gravataí-RS

Foi mostrada uma previa da programação da Semana Farroupilha - Foto: PMG/Divulgação


Na última terça-feira(1º), aconteceu a primeira reunião de organização para a Semana Farroupilha em Gravataí. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – SMCEL, acontece em parceria com os Centros de Tradições Gaúchas da cidade. As atividades iniciam dia 10 de setembro, às 10h, com a abertura da Semana no CTG Aldeia dos Anjos.

Durante o encontro com os tradicionalistas, ocorrido no CTG Chaleira Preta, a titular da pasta, Fernanda Fraga, ressaltou a importância da atividade. “Temos satisfação de estar novamente construindo com as entidades tradicionalistas da cidade a nossa Semana Farroupilha.  É um importante momento de integração e valorização da cultura gaúcha. Temos em Gravataí um dos mais tradicionais desfiles do Estado”, ressalta.

Na reunião foi apresentada a prévia da programação que iniciará na chegada da Chama Crioula no Vale do Gravataí, dia 19 de agosto, às 11h, com passagem na Prefeitura de Gravataí e seguindo até o CTG Aldeia dos Anjos.O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairoli Callegaro, reconheceu os esforços da administração gravataiense para manter a atividade, mesmo em meio a um tempo de crise econômica. “A Prefeitura de Gravataí tem mantido o desfile e o apoio aos eventos voltados às tradições gaúchas, também uma prática do MTG”, disse.
 
Tradição gaúcha

O tema tradicionalista deste ano será “Resgatando os legados de 47-70 anos da Chama Crioula e do Grupo dos 8”. A definição da temática de 2017 aconteceu no 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado entre 13 a 15 de janeiro, em Bento Gonçalves. Neste ano, a chama crioula será gerada no município de Mostardas, de onde será distribuída para as 30 regiões tradicionalistas do Estado.

A Semana Farroupilha é uma festa cívica que surgiu quando oito jovens, entre os dias 07 a 20 de setembro de 1947, no colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, realizaram a primeira “Ronda Crioula”. A atividade tem por objetivo promover atividades culturais que aumentam o conhecimento das tradições gaúchas como hospitalidade, coragem, nativismo, apego aos usos e costumes e o cavalheirismo entre todos (Imprensa/PMG).


Fonte: portal O Repórter de Cachoeirinha-RS
Marcadores:

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.