Foram apresentados no Jornal do Almoço deste sábado (19) mais dois dos oito finalistas da quarta temporada do Desafio Farroupilha. São o CTG Pelego Branco, de Taquari, e o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (CFTG), de Alegrete.

Mais uma vez, o foco do projeto é o universo das danças tradicionalistas gaúchas. Os oito grupo foram escolhidos por meio de votação no G1, e disputarão duas vagas para a grande final do reality, dividido em seis capítulos.

Para chegar chegar à semifinal, os grupos passaram por alguns desafios.

O grupo Pelego Branco apostou na criatividade nas redes sociais. Os integrantes fizeram até o 'desafio do manequim', uma espécie de imagem congelada, com a #desafiofarroupiha escrita na areia, na beira de uma praia.

O vídeo da coreografia 'O encantador de Búfalos', criada pelo grupo, foi gravado em uma instância, mostrando o entrosamento de um criador com os animais, através da música. E foi lá que eles receberam a notícia, com muita festa, de que estavam na semifinal.

O CTG também foi a escolas ensinar sobre a cultura gaúcha a alunos, dentro do desafio de criar um projeto cultural.

O CFTG Alegrete, um grupo juvenil, recebeu a notícia durante um dos ensaio, no CTG. A mobilização da comunidade e também de fora do estado, como Goiás e Paraná, também foi fundamental para a classificação.

No projeto cultural, os jovens fizeram uma integração entre alunos de escolas públicas e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde eles aprenderam como funciona a rotina no campo. Até escolas da Argentina e do Uruguai participaram.

A coreografia do CFTG Alegrete, 'O pulsar das três pátrias', retrata os sapateados e os trajes típicos de Brasil, Argentina e Uruguai.

Os outros seis semifinalistas são:

  • Piquete Nativista Giruá, de Giruá;
  • Piquete Rancho da Amizade, de São Gabriel;
  • DTG Lenço Branco, de Santana do Livramento;
  • CTG Querência do Imbé, de Imbé;
  • CTG Reminiscências, de Montenegro;
  • CTG Porteira da Querência, de Sarandi.


Fonte: portal G1 RS
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: