Tertúlia da Poesia é aprovada como evento oficial de Santa Maria


Foi aprovado na última terça-feira, 29, o projeto de lei do vereador Luciano Guerra (PT), que inclui no calendário oficial de eventos do município, a Tertúlia da Poesia, festival promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município da Cultura, a realização do Galpão da Poesia Crioula e Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul, com o apoio da Associação Tradicionalista Estância do Minuano e do Movimento Tradicionalista Gaúcho, através da 13ª Região Tradicionalista.

O festival de poesias inéditas se realiza anualmente no mês de novembro, no Theatro Treze de Maio e consolida a cidade como um polo regional da cultura gaúcha, crioula do Rio Grande do Sul, através da poesia.

De acordo com a organização, na edição do ano passado, o evento recebeu a inscrição de 221 trabalhos, de poetas do estado, do país e, inclusive, de países da América Latina, como Argentina e Uruguai.

Para o autor do projeto, a iniciativa oportuniza o surgimento de novos talentos e fomenta a cultura no município. “É importante que esse tipo de evento esteja no calendário e possa receber incentivos, já que possibilita a integração e a valorização de nossa cultura, através da poesia crioula”, destacou Luciano Guerra.

O texto vai agora para sanção do prefeito municipal e nos próximos dias, o vereador e os organizadores devem fazer uma entrega formal da lei aprovada na câmara à secretária de cultura, esportes e lazer, Marta Zanella.

Texto: Fabricio Vargas
Foto: Paulo Ricardo Costa / Tertúlia da Poesia
Fonte: blog Entre Mates e Guitarra

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.