Foto: Site/Festival/2016

2º Festival Lamparina da Canção Gaúcha
Dia 25 de novembro de 2017
Inscrições até 29/09/2017
Ijuí/RS

REGULAMENTO - INSCRIÇÕES

TÍTULO I
DEFINIÇÕES E OBJETIVOS
Art. 1º - A Segunda Edição do Festival Infanto-Juvenil de interpretações - Lamparina da Canção Gaúcha – regulamenta por este instrumento, destinada aos cantores iniciantes no meio musical - será realizada pelo Município de Ijuí no dia 25 de novembro de 2017 à tarde, nas dependências do CTG CLUBE FARROUPILHA na cidade de Ijuí (RS), sob a coordenação e organização da Associação Cultural Canto de Luz – ACCAL e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, com apoio de entidades tradicionalistas, escolas e associações de cunho cultural do município.

Art. 2º - Dos Objetivos:
I - Favorecer a demonstração pública de apreço à cultura e a revelação de novos talentos;
II - Promover a integração dos jovens cantores, no contexto da música regional do Rio Grande do Sul;
III - Buscar a preservação de nossos valores de origem, temas, ritmos, usos e costumes, manifestando-os no presente e projetandoos através dos tempos;
IV – Propiciar aos jovens a vivência e a permanência no ambiente cultural nativista, afim de que não haja o abandono das práticas artísticas.
V - Premiar as interpretações destacadas no evento.

TÍTULO II
DA PARTICIPAÇÃO
Art. 3º - Poderão se inscrever jovens menores de 18 anos, desde que não completos até a data de realização do festival (25/11/2017), assim divididos:

I - Categoria MIRIM: menores de 14 anos de idade.
II - Categoria JUVENIL: de 14 anos de idade até menores de 18 anos.

Art. 4º - O fator determinante para a participação do intérprete nas categorias descritas no Art. 3º, é única e exclusivamente a IDADE, independentemente do seu nível de qualificação.

Art. 5º - Cada intérprete poderá realizar no MÁXIMO 02 (DUAS) inscrições, podendo ser composições inéditas ou não.

Art. 6º - Fica garantida duas vagas em cada categoria para interpretes residentes comprovadamente em Ijuí(RS).

Parágrafo Único: Somente serão aceitas inscrições de músicas que expressem a tradição e cultura do Rio Grande do Sul e sul-americana, em seus ritmos diversos, que traduzam a vivência nas lidas, no amor, na prática ao civismo, a moralidade, a religiosidade, a história, as atividades agropastoris, as etnias, a preservação ambiental e atinentes ao convívio social.

Art. 7º - Para fins de avaliação do intérprete no palco do festival, independentemente do assessoramento instrumental e vocal que o concorrente possa ter em seu apoio, serão considerados, EXCLUSIVAMENTE, os aspectos que compreendem a INTERPRETAÇÃO:

I – Afinação Vocal;
II – Ritmo;
III – Fidelidade à Letra;
IV – Postura Cênica.

Parágrafo Único: Para fins de triagem serão considerados os itens I, II e III do caput deste artigo.

Art. 8º - Os concorrentes deverão apresentar-se no palco vestindo indumentária típica do Rio Grande do Sul.

Art. 9º - O número total de componentes no palco não deverá ultrapassar 08 (oito) pessoas, incluído o intérprete.

Art. 10. - A apresentação no palco somente será permitida para um único intérprete, sendo que a participação de outro acompanhante somente terá validada para compor o vocal e em segunda voz.

Art. 11. - Os instrumentistas que acompanharem o intérprete são de sua exclusiva escolha e responsabilidade, sem limite de idade.

TÍTULO III
DAS INSCRIÇÕES
Art. 12. - As inscrições serão gratuitas e estarão abertas até o dia 29 de setembro de 2017, sendo realizadas SOMENTE através do website oficial do Festival Nativista Canto de Luz: www.cantodeluz.com.br e limitadas a NO MÁXIMO 02 (DUAS) por participante.

Art. 13. - O FORMULÁRIO VIRTUAL DE INSCRIÇÕES, disponível no website do Festival, deverá ser preenchido, inserindo a letra da música escolhida em local indicado e efetuar o “upload” do arquivo de áudio em formato “.mp3”.

§ 1 ° - MATERIAL DE INSCRIÇÃO:

a) Formulário Virtual de Inscrições - deverá ser inteiramente preenchido de maneira a garantir a veracidade dos dados nele contidos. Deverão ser observados os campos obrigatórios e a aceitação das condições deste regulamento, além de inserção da letra da música escolhida pelo intérprete em local indicado e efetuar o “upload” do arquivo de áudio. Somente será confirmada e encerrada a inscrição após todos os itens, aqui citados, serem observados e preenchidos. Será disponibilizado por e-mail cadastrado no formulário o protocolo de confirmação da inscrição.

I - Para efeitos de comprovação dos limites de idade para cada categoria, é obrigatório executar o “upload” de um arquivo no formato “.jpg” ou “.pdf” contendo cópia digitalizada do documento de identidade do participante.
II - Para efeitos de comprovação da residência dos concorrentes que farão a opção pela defesa da composição por Ijuí(RS), devem enviar cópia digitalizada em formato “.jpg” ou “.pdf” por e-mail ao endereço eletrônico “lamparina@cantodeluz.com.br” com identificação do nome do candidato;

b) A letra da composição, acompanhada do respectivo Título e do Ritmo, deverá ser inserida em local indicado no formulário,

c) Ao arquivo de áudio da composição deverá ser efetuado “upload” - este deverá ser SOMENTE em formato “.mp3”, caso contrário não será efetivado o “upload”.

Art. 14. - Somente será confirmada a inscrição se preenchidos todos os campos obrigatórios, executados os “upload’s” e aceitas as condições deste regulamento, conforme formulário virtual de inscrições no website do Festival Nativista Canto de Luz. TÍTULO IV DA SELEÇÃO E DOS HORÁRIOS

Art. 15. - Serão selecionadas até 8 (oito) músicas por categoria;

I - Será selecionada em processo de triagem, apenas 01 (uma) composição por intérprete;
II - É recomendável observar a boa qualidade de gravação, pois é através da mesma que será feita a triagem;
III - No intuito de preservar a qualidade do evento, somente serão selecionadas até duas inscrições da mesma música sendo que prevalecerá a ordem de inscrição.

Art. 16. - O Festival será realizado em Ijuí/RS, no CTG Clube Farroupilha, no dia 25 de novembro de 2017, com início das apresentações às 14hs, em estrutura montada para o Festival Nativista Canto de Luz – 6ª edição.

I - As equalizações serão realizadas no mesmo dia das 8h às 12h.
II – O(s) candidato(s) que não se fizer(em) presente no horário informado para a equalização, estará(ão) automaticamente desclassificado(s), salvo se houver justificativa prévia, sujeita à análise e aprovação da comissão organizadora;

TÍTULO V
DA PREMIAÇÃO
Art. 17. - A todos os intérpretes selecionados em triagem, será assegurado à título de Direito de Arena o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a ser pago após a passagem de som, em cheque nominal, ao responsável acompanhante portador de documento que assim o habilite.

Parágrafo Único: Aos vencedores atribuir-se-ão os seguintes prêmios:

I - Categoria Mirim:

1º Lugar – Troféu Quero-Quero;
2º Lugar – Troféu Canário da Terra;
3º Lugar – Troféu Sábia;
Intérprete Destaque – Troféu Bem-te-Vi;

II - Categoria Juvenil:

1º Lugar – Troféu João-de-Barro;
2º Lugar – Troféu Cardeal;
3º Lugar – Troféu Beija-Flor;
Intérprete Destaque – Troféu Andorinha;

Art. 18. - Os vencedores dos prêmios de 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria DEVERÃO, OBRIGATORIAMENTE, REAPRESENTAR SUAS MÚSICAS NO MESMO PALCO QUANDO DA ABERTURA DA FASE FINAL DO FESTIVAL NATIVISTA CANTO DE LUZ – 6ª EDIÇÃO, que irá ocorrer no mesmo dia.

TÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 19. - Quaisquer dúvidas ou omissões deste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora da 2ª Lamparina da Canção Gaúcha e Comissão Executiva do Festival Nativista Canto de Luz – 6ª edição. Deverão ser observadas ainda os seguintes esclarecimentos:

I - Todos os concorrentes deverão estar presentes no local do evento, juntamente com os músicos para acompanhamento, no mínimo 30min. de antecedência ao horário informado para a sua equalização, para que a comissão organizadora, possa efetuar o devido credenciamento dos participantes;
II - Os concorrentes deverão estar acompanhados por, no mínimo, um dos pais ou responsável legal, devidamente identificados, eximindo a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade;
III - Em caso da ausência dos pais, o concorrente deverá se apresentar acompanhado por um responsável legal com expressa autorização e firma reconhecida, cujo documento deverá ser entregue, obrigatoriamente, à Comissão Organizadora, mediante identificação, no momento do credenciamento.
IV - Os concorrentes selecionados em processo de triagem deverão apresentar até o dia 27 de outubro de 2017 “Autorização para Participação”, conforme modelo disponibilizado no momento da confirmação da classificação, sendo esta, condição para participação no Festival.
V - É assegurada liberdade na escolha dos instrumentos musicais, desde que preservada a linha do Festival, que disponibilizará junto ao palco uma bateria aos concorrentes.
VI - Telefone para contato e orientação: (55) 3331-8200 (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí).
VII - Demais informações e orientações deverão ser acompanhadas via website do Festival Nativista Canto de Luz ou pelo e-mail: lamparina@cantodeluz.com.br


Fonte: portal Identidade Campeira
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: