A poesia verteu em Santiago


Sem dúvida alguma o grande momento da cultura gaúcha  neste fim de semana foi a comemoração antecipada de aniversário da Estância da Poesia Crioula - a data mesmo é 29 de junho, sob auspício de São Pedro - bem como a realização do 61º Rodeio de Poetas Crioulos, no CTG Coxilha de Ronda na cidade de Santiago.

Tendo como anfitrião o poeta, artista plástico, compositor, Tadeu Martins - onde o Tadeuzinho põe a mão a coisa anda - e a Academia Santiaguense de Letras, nossa querida E.P.C. levou um naco de história através da poesia para o interior do Rio Grande, coisa que já havia feito apenas em duas oportunidades em seus sessenta anos de atividades ininterruptas.

Nesta oportunidade ocorreu a solenidade de certificação a diversos poetas que, a partir de agora, passam a fazer parte da entidade, espetáculos musicais com Elton Saldanha e Nenito Sarturi, almoços de confraternização, palestras, oficinas poéticas e, é claro, muita recitação dos participantes.

O Patrono Espiritual do evento foi o vate Antônio Augusto Ferreira - meu afilhado na Estância -, homenagem in memorian a José de Figueiredo Pinto (Zeca Blau) e o recebedor da Medalha Vargas Neto foi Moisés Silveira de Menezes.

Este congraçamento telúrico contou com a participação da Academia Santa-mariense de Letras, Casa do Poeta de Santa Maria, Academia Brigadiana de Letras além de outros patrocinadores locais.

Nossos cumprimentos ao Presidente Ubirajara Anchieta extensivos a toda a diretoria que tanto labutaram pelo sucesso deste encontro.


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.