A Confraria do Icamaquã, mais uma vez, se mobiliza para a mais uma edição que será o 3º Encontro de Confrarias, festival de músicas, poesias e pajadas, que acontecerá dias 05 e 06 de maio de 2017, com início às 19:00 horas, na sede do CTG Sinuelo das Missões em Bossoroca – RS. 

Espera-se receber, como de costume, artistas, confrades e pessoas da comunidade bossoroquense e de mais de 30 municípios. 

Nas duas noites haverá jantar, show com o Charles Arce e prosseguimento do festival. 

Os jurados serão Claudino de Lucca, Nilton Ferreira e Carlos Cardinal.

Ao todo serão distribuídos 40 troféus para as melhores apresentações nas três modalidades. 

Na sexta-feira todas as obras poético-musicais poderão versejar em tema livre, já no sábado o tema será “valores” ligado aos valores internos do ser humano.
Também nas duas noites a Confraria prestará homenagem para 23 pessoas ligadas à arte, à cultura e à cooperação sendo 21 já falecidas. 

Este tipo de festival, que é um festival onde a família inteira pode participar, caracteriza-se por ser um local onde evidencia-se um belo espetáculo através dos diversos artistas que se apresentam no palco com lindas obras e também oportuniza momentos ímpares de confraternização, amizade, parceria e calor humano entre os artistas e o público em geral de expectadores. 

A palavra Confraria significa: irmandade, união de pessoas que buscam os mesmos objetivos e caminham vislumbrando um único objetivo, ou seja, valorizar a arte, a cultura, a história e o meio ambiente através de ações pró-ativas.

A Confraria tem como principais finalidades:
- Promover, prestigiar, amparar, incentivar talentos, congregar e valorizar os poetas, escritores, historiadores, compositores, músicos, atores e artistas em geral.
- Realizar eventos que promovam, por todos os meios, o intercâmbio cultural e a cultura;
- Ser apoiadora da consciência da preservação ambiental.
- Compartilhar amizade, paz, amor, compreensão, solidariedade e integração.
 
A Bandeira oficial da Confraria do Icamaquã que traz consigo um cenário estampado do Rio Icamaquã refletindo a imagem do lugar denominado Poço do Albino, nas terras que pertencera ao saudoso Albino Ferreira Antunes. Também a bandeira ostenta a figura de um sabiá laranjeira.

Pássaro inspirador, aclamado, cantado e decantado pelo sentimento popular e cultural. É um pássaro que canta o amor e a primavera. Os filhotes após o nascimento recebem atenção de ambos os pais. Seu canto é melodioso, aflautado e freqüente e é considerado popularmente como a ave nacional do Brasil.

O hino da Confraria do Icamaquã: tem letra de João Antunes, Afrânio Marchi e José Dirceu Dutra e melodia de André Canterle.

Principais atividades já realizadas pela Confraria do Icamaquã.
- Dois Encontro de Confrarias.
- Encontro de talentos da Terra realizado numa edição da Semana Farroupilha.
- 1ª Soltura de Alevinos no Icamaquã.
- 1ª Vertente Poético-Musical – Festival de músicas e poesias.
- Gravação de músicas e poesias para o programa Caminhos da Mostra, programa este de Mário Meira, de São Luiz Gonzaga.
- Criação e conclusão da praça e do monumento Noel Guarany em Bossoroca – RS onde a estátua é criação de Vinícius Ribeiro e a praça no entorno do monumento foi uma criação de Luiz Hevando Medeiros.

Pelo Projeto Mais Cultura na parceria entre a Confraria do Icamaquã e a escola São José do Rincão dos Antunes:
- Palestra sobre a história das Missões e do Rio Grande do Sul com o poeta e compositor Rodrigo Bauer.
- 1ª Cavalgada Histórica, Cultural e Ecológica desde a Casa de Pedras de Renato Antunes até às margens do Rio Icamaquã.
- Duas edições do Festival de Músicas e Poesias realizado na sede da Escola São José em 2014 e em 2016.
- Plantio de árvores às margens do Rio Icamaquã.
- Encontro artístico-cultural na propriedade de Lodonho Pereira.
Outras conquistas:



por Paulo Ricardo Costa
Fonte: blog Entre Mates e Guitarra
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: