TRADIÇÃO E CULTURA
 
O último domingo amanheceu de luto

O tradicional colorido de um bom final de semana se transformou com as cores de luto, pois repentinamente o tradicionalista Ocimar Gomes, conhecido por Kiko, faleceu, deixando em prantos o tradicionalismo de Alvorada e de toda a Primeira Região Tradicionalista.

De acordo com Juliano Schroder, ex-patrão do CPF O Tempo e o Vento, “o Kiko sempre morou em Porto Alegre, no bairro Leopoldina. Ultimamente estava se dedicando ao preparo de peões e prendas para a Região (Ciranda Cultural de Prendas Estadual (em maio) e Regional (em junho)). Ficou conhecido em Alvorada nos anos 1980 como instrutor de danças no CTG Campeiros do Sul onde com maestria fez muitos eventos como os famosos saraus de prendas e cursos de fandango. Só saiu do CTG para a fundação do CPF o Tempo e o Vento, onde fez seu circulo de amigos que estiveram com ele até sua partida. Prestou seu conhecimento para prendas e peões de muitos CTGs e tinha um carinho muito grande pelos CTGs Aldeia do Anjos e Tiarayú. Ocimar Gomes ou Kiko como era chamado nos deixou no dia 18 de fevereiro e foi sepultado no Cemitério Jardim da Paz ao som da música de Luiz Marenco “Senhor das Manhãs de Maio”, com a camisa usada nos ensaios do CPF o Tempo e o Vento demonstrando o imenso amor que tinha pela sua criação”.

Nós lamentamos a perda irreparável que o tradicionalismo teve com o falecimento do Kiko. Nossas condolências a seus familiares e amigos.

CTG Sentinelas do Pago

Teremos no CTG Sentinelas do Pago o curso de danças de fandango, a partir do dia 05 de março, com seguimento nos domingos, com os instrutores Marcelo Otto e Claudia Bonho, da Academia de Danças Alma Crioula. Inscrições, contatos e informações pelo fone (51) 98653-6265. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

Fandango em homenagem às Prendas

Está se aproximando o já tradicional fandango em homenagem às prendas (4ª edição), no CTG Coxilha Aberta, no dia 04 de março, com a animação do Grupo Marca de Campo. Jantar campeiro somente sob reserva antecipada. Contatos pelos fones (51) 99601-9651 (este da Matinha Machado) ou então (051) 99242-2695. O CTG fica na Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre.

Chasque da Subcoordenadoria

Já está programado o próximo encontro da Subcoordenadoria de Alvorada. Será no dia 06 de março, segunda-feira, no galpão do CTG Amanhecer na Querência. O chasque / convite é do Subcoordenador Renato Spaniol. Mais informações pelo fone /watchêzapp (51) 99191-7411. O CTG Amanhecer na Querência fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

Chasque do Rodrigo Nunes

“É com enorme alegria que a partir de hoje (20/02/2017) dou inicio a uma nova fase! Com alguns anos de aprendizado, sempre na peleia defendendo as cores do Rio Grande estou lançando meu novo projeto com amigos com quem aprendi demais. "O Fandango Começa aqui". Esses grupos que começarei a levar aí na sua entidade, são do maior gabarito e de confiança. Eu conto com a ajuda de cada um de vocês. O fandango não pode parar e às vezes a gente critica, briga, mas nada nem ninguém é maior que nossas tradições, pois há espaço para todos”.
O Rodrigo é o representante legal dos grupos gaúchos: Filhos de Galpão, Os Ruanos, Alma Gaudéria e Minuano. Entre com contato pelos fones (51) 3336-0634 ou (51) 98601-7188 (oi) e este também watchê sapp.


Valdemar Engroff
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: