Segmento regional tem quinze entre as 100 músicas mais executadas em shows

Um levantamento preparado pelo Ecad a pedido deste blog relaciona quinze músicas do segmento regional gaúcho entre as 100  mais executadas em shows no Rio Grande do Sul. A maioria pertence ao segmento sertanejo universitário. Liderado por Assiste aí de camarote, interpretada por Wesley Safadão, o ranking tem Canto Alegretense, de Nico e Bagre Fagundes (foto), na sétima colocação, à frente de sucessos como Domingo de Manhã (8o) e Não Quero Dinheiro (14a).

Neto Fagundes, que  interpreta o Canto alegretense, diz estar emocionado. "Faz parte de uma história muito longa, de cantar em todo lugar, de andar pelo mundo todo. É uma música que foi muito regravada", observa o apresentador do Galpão Crioulo. Depois do Canto Alegretense, Merceditas é a canção mais executada em shows, ocupando o 19o lugar. Elton Saldanha possui duas músicas no top 100: Eu sou do Sul (24a) e Castelhana (78a), esta última em parceria com o saudoso Rui Ririva. Luiz Marenco também emplacou duas no ranking: Batendo água (31a), em parceria com Gujo Teixeira,  e Cantador de campanha (56a), composta com Sérgio Carvalho Pereira.

Para Marenco, o ranking traz boas notícias. "Temos um percentual de doze por cento de músicas gaúchas é bom. Não temos mídia nacional, temos apenas  as rádios nos apoiando aqui. O sertanejo universitário tem total abertura em nosso país, com mídias em todos os domingos nos programas de tevê", afirma.

E porque tanto sertanejo na terra dos CTGs, do Paixão Côrtes e dos heróis Farroupilhas?  Elton Saldanha observa, com razão, que  esse novo sertanejo foi moldado por ritmos gaúchos, como a vanera. Porém, a venera sertaneja  possui maior penetração por causa de sua "linguagem simples e sentimental", algo que os compositores daqui não se propõe a fazer", observa Saldanha.

Veja a lista das quinze gaúchas entre as 100 mais executadas em shows:


 

por Giovani Grizotti
Fonte: blog do Repórter Farroupilha, junto ao portal G1
Marcadores: ,

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.