O dia 25 de janeiro teve uma relação muito forte com a pessoa que mais tempo governou o Estado do Rio Grande do Sul, ou seja, Antônio Augusto Borges de Medeiros.
 
Num dia 25 de janeiro, do ano de 1898 o caçapavano (Borges de Medeiros) assume a presidência do Estado do RS sucedendo seu padrinho político Dr. Júlio Prates de Castilhos.

Também num dia 25 de janeiro, agora no ano de 1923 o "Antônio  Chimango" figura criado por Ramiro Barcellos para caricaturar Borges de Medeiros através do livro que leva este nome, frauda as eleições e assume pela terceira vez a presidência do RS. Desta feita os gaúchos inconformados, pegam em armas contra o ato. Inicia-se a revolução Maragatos x Chimangos.

Finalmente, num dia 25 do primeiro mês do ano, em 1928 Getúlio Dornelles Vargas assume a presidência do Estado no lugar de Borges de Medeiros.


Fonte: blog do Léo Ribeiro
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: