Escola Municipal Rui Barbosa de Camaquã/16ªRT desenvolve projeto de pesquisa com lançamento de exposição sobre as Missões Jesuíticas Gaúchas. Alunos do Grupo de Danças Tradicionalistas da instituição esteve entre os dias 26 e 27 de maio junto à região missioneira para estudo de campo.

A EMEF Rui Barbosa  localizada no interior do município de Camaquã, numa localidade muito próxima ao Sítio Agua Grande, onde residiu em seus últimos anos de vida o saudoso  folclorista Barbosa Lessa, desenvolveu  neste ano um minucioso estudo sobre as missões do Rio Grande do Sul. Este trabalho de estudo visou capacitar os alunos para o lançamento em setembro, na programação farroupilha da entidade da exposição “Reduções Jesuíticas: o Rio Grande começou por aqui”, que consiste numa coletânea de 11 banners de 1,5 x 1,2m que contam em detalhes o modo de organização desses redutos.



Orientador do trabalho, o professor Marcelo Fernandes defende a ideia de que os alunos da invernada precisam agregar conhecimentos a sua bagagem cultural gaúcha. “Não basta dançar bonito, tem te ter conhecimentos”, enfatiza.

Os alunos do grupo estiveram desde o mês de março debruçados sobre bibliografias, trabalhando numa perspectiva de educação pela pesquisa sobre os sete redutos jesuítas do estado. Várias produções textuais preliminares já foram realizadas e foram a cada semana sendo melhoradas e aprofundadas para que pudessem atingir a meta de criar uma exposição de qualidade. Com a visita aos sítios de São Lourenço Mártir, São João Batista, Santo Ângelo Custódio e São Miguel de Arcanjo, os alunos puderam acompanhar as explicações de Lorena Rebelato,  guia local, para subsidiar seus trabalhos.  O grupo aproveitou a ida para um momento cultural, assistindo ao novo e remodelado espetáculo “Som e Luzes” realizados a noite nas ruínas de São Miguel das Missões.

Como forma de compartilhar os conhecimentos adquiridos, realizou-se  no mês de julho o 1º Seminário Tradicionalista da Escola Rui Barbosa, na qual os alunos, já capacitados e orientados, apresentaram seus estudos.

Aos que tiverem interesse em levar a exposição até sua entidade ou seu evento a partir de setembro, poderão contatar diretamente com a Escola Rui Barbosa, através do email emefrui@smecam.com.br.


Fonte: blog do Rogério Bastos
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: