Parabéns à 30ª Ciranda Estudantil Nativista - CIENA, por Léo Ribeiro de Souza


Talvez pelo fato de que o tradicionalismo esteve envolvido nas comemorações de seu cinquentenário, no Centro de Eventos, em Porto Alegre, um dos maiores e mais importantes acontecimentos voltados para a cultura regional gaúcha encerrado neste fim de semana foi pouco divulgado.

Estamos falando da 30ª Ciranda Estudantil Nativista - CIENA, da cidade de Canguçu, que encerrou-se neste sábado dia 29 após uma semana de intensa programação voltada para os jovens da rede escolar desta importante cidade no Sul do Estado, que é considerada a Capital Nacional da Agricultura Familiar. As apresentações foram realizadas no Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento, no Cine Teatro Municipal e no Centro de Formação de Agricultores de Canguçu- CETAC.

Com o tema ‘’Do culto às raízes, o amor nativista!’’, o evento, como nas edições anteriores, visou estimular momentos de valorização e preservação da tradição e da cultura gaúcha no âmbito estudantil e população em geral.

Concursos em categorias como Trabalhos Manuais e Desenho, Dança de Salão, Entrada e/ou Danças Tradicionais, Canto Individual Feminino e Masculino,  Gaita, Violão, Declamação Masculina e Feminina, Causos, Canto Coletivo e Dança da Integração mexeram com a comunidade. A Estância da Poesia Crioula foi, de van, colaborar nas avaliações. 

Se uma cadeira sobre a nossa cultura regional até hoje não foi inserida na grade de ensino de nosso Estado, Canguçu não espera, faz a sua parte e dá exemplo a milhares de municípios do Rio Grande do Sul promovendo este grande e significativo evento.

Parabéns!


Por Léo Ribeiro de Souza
Fonte: blog do Léo Ribeiro
Marcadores: ,

Postar um comentário

[blogger][facebook]

Italo Dorneles

{picture#https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20031980_1559156280771539_4826566830380784332_n.jpg?_nc_cat=0&oh=31056e35fc0ba042b61a3b826bd6d603&oe=5BD0DC01} O editor Ítalo Oliveira Dorneles é gaúcho, natural de Canguçu e hoje residente e domiciliado em Arroio Grande. Advogado, atua nas mais diversas áreas do Direito. Apaixonado pela cultura gaúcha, já participou (como integrante e ensaiador) de diversos grupos de danças e também participou de festivais de declamação. Desde 2008 edita, administra e mantém o PROSA GALPONEIRA. {facebook#https://www.facebook.com/italo.dorneles} {twitter#http://twitter.com/italodornelesrs} {google#https://plus.google.com/+ÍtaloDorneles} {youtube#http://www.youtube.com/c/%C3%8DtaloDorneles} {instagram#https://www.instagram.com/italodornelesrs}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.