No dia 03 de novembro de 1930, ás 15:00 hs, a junta militar que governava o Brasil, desde a renúncia do então presidente Washington Luiz, passou o poder a Getúlio Vargas para um governo provisório (que durou 15 anos). Terminava a República Velha e começava a Era Vargas.

No mesmo instante em que Getúlio Vargas tomava posse no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, gaúchos que acompanharam a revolução desde o Rio Grande do Sul amarravam seus cavalos no Obelisco, na Avenida Rio Branco, num gesto simbólico e, para alguns, provocativo.

Muitos dizem que aquela atitude que marcava a vitória daquele movimento cívico-militar era uma bravata prometida pelo líder Flores da Cunha, seus filhos e seus soldados.


Fonte: blog do Léo Ribeiro
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: