Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Cultura do Natal inspira e estimula trabalho de famílias da Serra gaúcha

Empresa familiar de Canela produz vários produtos utilizando o tema do Natal Foto: Acervo Pessoal Se os turistas gostam, compram, visit...

Empresa familiar de Canela produz vários produtos utilizando o tema do Natal
Foto: Acervo Pessoal


Se os turistas gostam, compram, visitam a Serra e fazem dela a principal atração turística do Rio Grande do Sul no período do Natal, porque não aproveitar este filão de mercado? Foi o que pensou Laura Candiago que, aos 26 anos, cursa a faculdade de Administração na Universidade de Caxias do Sul.

A moradora de Canela resolveu unir a própria experiência administrativa com os dotes artísticos da mãe, Ionara Quadros Da Silva, que tem experiência e técnica. A avó, Clori Candiago, também entrou para o time.

"Sempre achei muito lindo este tipo de artesanato. Um dia entrei em uma loja de decoração e me dei conta que nós mesmas poderíamos fazer tudo aquilo. Como não sou pintora, convidei minha mãe e ela topou na hora. Minha avó e irmã mais nova também trabalham juntas ", conta Laura.

A filha entrou com o investimento inicial, a mãe e a avó com as técnicas de artesanato e pintura. Estava criada a Relicário - Arte Decorativa. Além de participar de feiras locais, a internet é utilizada para comercializar as peças. "Montamos a empresa em abril deste ano e já criamos uma página no facebook. Vendemos por lá também", conta Ionara.

Começou cedo
Marcia Jackeline Borges, 48 anos, nasceu em Canela e desde os 6 anos de idade mexe com artesanato. "Na época me ensinaram como algo lúdico, tipo uma brincadeira. Para mim era melhor do que ligar a tv", conta Marcia.

O atividade virou profissão, a artesã fez do hobby seu meio de vida. Em 2004 se interessou por patchwork e realizou vários cursos. Teve loja durante 8 anos e cativou clientes fiéis. Seus  trabalhos vendidos para os Estados Unidos, Áustria, Espanha e Itália.

A artesã trabalha em casa mas pretende reativar o ateliêr. Além de vender para clientes já conhecidos, comercializa a produção também pela internet. "Canela por ter toda esta vocação turítica, favorece muito o trabalho das famílias locais", constata a artesã.


Fonte: jornal Floripa

Nenhum comentário